Resenha: 172 Horas na Lua

Título Original: 172 Hours on the Moon
Autor: Johan Harstad
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 285
Compre aqui

Quando 172 Horas na Lua apareceu na lista de lançamentos da Novo Conceito, meus olhos brilharam e minha vontade de ler o livro cresceu. Minhas expectativas com relação ao livro estavam no infinito, e pedi para a nossa querida Joi, se poderia solicitar o livro para conhecer de vez essa história. Imaginem vocês, qual foi a minha surpresa ao descobrir que tudo o que eu esperava dessa história, era mera ilusão. 

Sempre me interessei pela temática espacial, adoro livros que nos mostrem viagens espaciais, novos planetas e situações que dão totalmente errado. Era isso que esperava desse livro, mas não foi tudo isso que recebi em troca. Confesso que me decepcionei um pouquinho, mas também recebi uma história envolvente e misteriosa, que me surpreendeu bastante.

“A verdade é que... o que encontramos lá não é o tipo de descoberta que alguém pagaria para continuarmos pesquisando. Seríamos convidados a ignorar o assunto. Então fingimos que nunca existiu... e, de todo modo, o sinal desapareceu. ”

A história do livro se inicia através da reunião das maiores cabeças pensantes; comandantes e pessoal de marketing da NASA. O motivo dessa reunião importante e extremamente secreta era apenas um. Ali, naquela sala com apenas pessoas confiáveis e escolhidas a dedo, seria decidida a nova missão espacial da NASA, estaria em jogo o futuro dessa instituição tão conhecida e importante. A nova missão consistia em levar três adolescentes, sorteados entre inscritos do mundo inteiro, além de astronautas experientes, para a Lua. A viagem duraria 172 horas, e em seu objetivo de fachada, seria reconhecida mundialmente por se tratar de uma missão de coleta de amostras e realização de experimentos na superfície lunar.


É logo no início da narrativa que encontramos algumas informações sobre qual será o direcionamento desse livro. Mas é também logo no início da história que percebemos o quanto tudo isso não faz sentido algum, considerando uma história baseada em algo real e verdadeiro. Primeiramente, não acredito que a popularidade da NASA para com o público leigo e o mundo inteiro, seja um fator relevante para iniciar um sorteio mundial de seleção de três adolescentes que irão participar de uma viagem espacial (isso aqui não é a Fantástica Fábrica de Chocolates minha gente). 

Em segundo lugar, por mais que a equipe de marketing adorasse essa ideia maluca, eu duvido que a diretoria da instituição fosse aprovar uma ideia dessas, sem falar no fato de que o treinamento desses adolescentes deveria considerar uma idade maior do que acima de 14 anos. Querendo ou não, dependendo do adolescente, quatorze anos ainda é uma idade onde se fazem muitas burradas, vocês acreditam que a NASA confiaria em três adolescentes dentro de uma nave espacial cheia de botões e comandos?! E foi aí que o livro me perdeu, mas justamente quando eu pensava que tudo estaria perdido, é que o livro nos mostra que ainda possui algumas cartas na manga.

“A isso seguiu-se outro pensamento que ela nem tinha ideia de onde viera, mas abriu caminho à força em meio à sua consciência e deixou-a apavorada: No espaço, ninguém pode te ouvir gritar.

Após conhecer a temática geral de 172 Horas na Lua, nós iremos entrar na vida dos três adolescentes escolhidos para a tão esperada e comentada, viagem à Lua! É no momento em que conhecemos as personalidades, os medos, anseios, e desejos de Antoine, Mia e Midori, que começamos a nos identificar com este ou aquele personagem, e passamos a desejar o bem a esse grupinho que teve a sorte (ou talvez, azar) de serem escolhidos para conhecerem o espaço.

Acontece que a Lua guarda um segredo sombrio, um segredo guardado a sete chaves pela equipe da NASA, e é justamente em direção a esse segredo que nossos astronautas e adolescentes irão.


172 Horas na Lua não é um livro sobre o espaço. Não espere encontrar ficção científica, informações inteligentes e interessantes sobre os treinamentos, equipamentos e astronautas da NASA, ou ainda, situações em que os adolescentes precisarão utilizar todo o seu conhecimento sobre física, mecânica ou matemática para solucionar os problemas que surgirão ao longo de sua jornada. O foco dessa história está no mistério que cerca o satélite natural da Terra, e todas as missões fracassadas que a NASA realizou. Nossa chave de ouro se esconde no suspense que toma conta da narrativa assim que os astronautas iniciam sua jornada espacial, e está, no pequeno toque de terror que o autor soube aproveitar de tantos e tantos filmes e histórias criados e pensados até os dias de hoje.

“Foi aí que ele sentiu. A mesma sensação que tinha agora, parado no corredor da DARLAH 2. A sensação de que não havia esperança. E de que nem toda a bondade do mundo poderia salvá-lo do mal bem ali, próximo dele. ”

Johan Harstad soube direcionar e montar muito bem sua história. O autor sabia o que queria desde o início, e foi capaz de utilizar diversas fórmulas, já velhas amigas dos amantes de terror e suspense, de uma forma primorosa, porém sem grande inovação. O livro segue uma fórmula simples, porém consegue fisgar o leitor desde o início, já que possuí tensão e mistério na medida certa. Tudo aqui foi muito bem pensado para te deixar confuso, apreensivo, ansioso para descobrir o que virá a seguir, qual será o mistério que espreita todas as frases dessa história. O problema é que, a partir do momento em que o mistério é desvendado, você saberá o final, e a história perde um pouco do brilho.

Mas onde a história perde o brilho, a edição duplica, triplica, quadruplica o brilho perdido. A Novo Conceito não está só de parabéns pela edição desse livro, ela deveria receber uma honraria, um título que destacasse todo o carinho demonstrado pela editora para com esse livro. Não tenho palavras para expressar o quanto esse volume está perfeito, lindo, maravilhoso. É de encher os olhos! Parabéns Novo Conceito, por nos trazer uma obra impecável e que deixa qualquer leitor com orgulho.


172 Horas na Lua é um livro que conseguiu unir o tema do espaço e de viagens espaciais de uma forma interessantíssima com os gêneros de suspense e terror. Esse é o tipo de livro que faz com que o leitor busque terminar a leitura o quanto antes, ele nos deixa ansiosos, cheios de teorias, porém, uma vez descoberta a verdade por trás de todos os acontecimentos, o final se torna muito simples e conhecido. Gostaria de ter visto mais originalidade do autor, pois já vi essa fórmula sendo utilizada muitas e muitas vezes. Mesmo assim, é uma leitura que vale a pena por ser instigante, além de ser uma ótima pedida para aqueles que querem ingressar aos poucos nos gêneros do terror e suspense. Desvende os segredos do lado escuro da Lua com essa história instigante.

“O carregador apertou o botão do elevador e olhou para o painel iluminado, indicando que o elevador estava descendo, algo que já vira centenas ou milhares de vezes. Esta seria a última. ”

27 comentários

  1. Estou namorando esse livro e quero muito ele, mas são tantos livros na wishlist que fica difícil comprar todos. Sobre a história, eu já imaginava que não era algo científico porque na realidade não gosto muito de ler ficção científica.
    Essa edição é muito linda, a capa então, preciso dele na minha estante!
    Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Você disse tudo, e conseguiu explicar muito bem o que eu sinto toda vez que vou fazer uma nova aquisição de livros. São tantos livros na wishlist, que é difícil saber por onde começar, rsrsrs.
      Se você não gosta de livros mais direcionados a ficção científica, e com muito suspense, eu super indico esse livro. ^^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, mas a fila já esta enorme...rsrs

    http://www.bookstante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ???
      Rsrsrs, sei bem como é isso. Minha listinha de livros para ler está bem grande, e a listinha de livros que eu quero comprar então ... nem vou comentar, rsrsrs.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Cara, essa capa me dá nervoso. Não curto muito essas histórias que se passam no espaço. Pena que o autor não conseguiu inovar muito no final, mas ainda assim foi uma boa leitura =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel, tudo bem contigo ???
      Nossa, eu adoro histórias que se passam no espaço, sempre gostei muito dessa temática, apesar de só entender o básico. Mas no caso desse livro em especial, eu esperava uma coisa que ele não é, rsrsrs, por isso me decepcionei um pouco, mas valeu a história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. "Isso aqui não é a 'Fantástica Fábrica de chocolates minha gente!'"
    Rs...
    Eu não sou muito fã de temas espaciais... E essas coisas.
    Não é o tipo de assunto que me interessa, exatamente por achar que "viajam" demais no desenvolvimento da estória.
    Sua resenha ficou incrível!
    Beijos!
    º(^ . ^)º
    Fabi Carvalhais.
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que você gostou da minha resenha. Fico muito animada e contente quando comentam que gostaram das minhas resenhas e das dicas que compartilho com vocês !!!
      Eu tenho que admitir que adoro livros com temática espacial, desde pequenina eu gosto desse assunto, acho que meu pai é o culpado, pois ele me fazia assistir os filmes do Star Wars, hahaha. Mas confesso que só sei o básico, deixo a parte complicada para os físicos, astrofísicos e estudiosos desses campos !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  5. Sua resenha ficou incrível.
    Ainda não conheço essa história, mas ela anda sendo bastante elogiada nas mídias sociais.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, tudo bem ???
      Fiquei muito, muito feliz por saber que gostou da minha resenha !!!
      Não consegui ler muitas resenhas desse livro, mas vi que quem leu curtiu muito a história. Apesar de ter gostado, eu esperava mais !!!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Lendo a resenha achei que você fosse dar menos estrelas hahaha
    A temática parece mesmo muito interessante. Pena que fugiu um pouco da proximidade com a realidade, né?
    Acho que eu não leria...

    Beeijoo Ry
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, tudo bem ???
      Rsrsrs, sabe flor, eu fiquei pensando muito em qual nota deveria dar para esse livro. É verdade que ele me decepcionou bastante, mas acho que um pouco do problema foi eu que criei. Pensei que seria um tipo de livro, quando na verdade era outro. Por ir com muita cede ao pote, decidi analisar outros aspectos do livro e optei por dar uma estrela a mais pra ele, rsrsrs, ele mereceu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Esse gênero não é muito meu tipo, mas quero muito ler esse livro. Já vi algumas pessoas falando, e estou com muita vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Theresa, tudo bem contigo ???
      Eu indico o livro, ainda mais se você possui certa curiosidade com relação à história !!! Apesar de possuir um tema que não é para todos os gostos, ele possuí uma linguagem bem simples que pode te agradar, além de todo o suspense da história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Já li outras resenhas sobre 172 Horas na Lua, as opiniões todas positivas, quero muito ler, já está na minha lista de compras, rsrs, a capa é muito linda, beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, tudo bem ???
      Essa capa é maravilhosa não é mesmo ?! Fiquei apaixonada por ela, linda, linda, linda !!!
      Espero que goste da leitura de 172 Horas na Lua, não esquece de voltar aqui para me dizer o que achou desse livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Nossa, eu já estava curiosíssima para ler esse livro, amo os livros que mostram sobre esses assuntos meios "de outro mundo", mas assim como você fui mais pela capa e acho que vou me decepcionar um pouco depois de ler lido a resenha :/ O que mais me cativa a ler esses tipos de livros são as informações e ficções, mas como você disse que não tem nada disso minha curiosidade murchou :( Mas, mesmo assim vou tentar ler e ver se gosto, ainda tenho um pouquinho de esperança de ter um pouco daquilo que acho que o livro oferece :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabella, tudo bem ???
      Flor, tomara que você consiga ler o livro. Estou aqui torcendo para que goste dessa história !!!
      Em minhas resenhas sempre tento ser sincera e comentar o que achei de vários aspectos do livro, por esse motivo, aqui você vê minha opinião sobre algo, mas pode ser que você consiga ver o livro com outros olhos não é mesmo ?! Por isso sempre digo para que tentem ler o livro, da mesma forma que você comentou. As vezes a experiencia é diferente para ti !!!
      Não esquece de me contar o que achou depois que você ler tá ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  10. Olá!!
    Faz um tempinho que estou querendo muito esse livro,mas eu não tinha lido nada sobre ele e também achava que seria uma ficção cientifica com astronautas experientes indo pra lua e que acabam ficando presos na lua. Ainda bem que li sua resenha se não ia me decepcionar muito, mas ainda assim quero muito ler.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, tudo bem ???
      Flor, você conseguiu explicitar exatamente o que eu pensei do livro no momento em que o vi e li um pouco da sinopse. É claro que tinha lido também sobre a parte dos adolescentes, mas imaginei que o foco da história seria outro, por esse motivo me decepcionei. Quem sabe se esperasse outra coisa, ou fosse com menos sede ao pote, hehehe, não teria tido uma decepção com essa, rsrsrs. Mas no final valeu a pena, a história é bem interessante e cheia de suspense !!!
      Espero que goste do livro, e não esquece de me contar o que achou depois que você ler !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Tá aí um livro que quero muito ler, desde que lançou está na minha lista de desejos e como amei "Perdido em Marte" pra mim foi um presente saber que tinham lançado um livro com a mesma temática. Opa pera aí, foi minha frase quando li sua resenha, não tem nada a ver com "Perdido em Marte" pelo que entendi, eu ia ficar chocada quando começasse ler o livro e percebesse isso, fiquei chocada por antecedência rsrs, mais ainda desejo muito ele, e a historia me pareceu interessante apesar de tudo.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem contigo ???
      Flor, assim como você, pensei que o livro estivesse voltado para a ficção científica, para a experiencia de estar no espaço e por aí vai, então, assim como você, fiquei chocada quando descobri que não era bem disso que se tratava o livro, rsrsrs.
      Mesmo assim, não posso, e nem quero, tirar o mérito dessa história. Gostei do que encontrei, apesar da decepção inicial. O livro possuí um suspense interessante e a história te prende. Espero que consiga ler, e não esquece de me contar o que achou tá ?! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  12. Oi Bel, amei a sua resenha!
    Tinha curiosidade por ler "172 horas na lua" para descobrir como são os livros que narram viagens espaciais, mas depois da sua resenha, achei que o livro parece meio bobo, acho que não foi dessa vez para ele entrar na lista...
    Beijos,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. hahaha que viagem esse negócio de escolher adolescentes. Será que a intenção do autor era fisgar o público adolescente? Pensei que se tratasse de um livro de ficção cientifica, mas com uma ficção plausível.
    Parece um John Green verão para adolescentes nerds.
    Pelo mesmo envolve um suspense para prender o leitor.

    ResponderExcluir
  14. Não achei que fosse me interessar pelo livro, mas acho que nunca tinha dado uma chance mesmo. Meu amigo gosta muito desse assunto, vou mandar para ele essa resenha, sei que seus olhos irão brilhar. Ele vai acabar me convencendo a comprar,já to vendo kkk

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi, li esse livro esse ano e gostei bastante, o final achei muito interessante. Gostaria de achar mais livros nesse estilo (que envolvam a lua, o espaço, etc) :D

    Ótima resenha *-* bjs

    ResponderExcluir
  16. Já vi várias opiniões sobre esse livro, algumas boas, outras não muito mas a cada resenha que leio independente da opinião fico com mais vontade de ler.

    http://leitorprolixo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir