The Hunger Games: Mockingjay - Part 2
Lançamento: 18 de novembro de 2015
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Guerra
Então, chegamos a grande conclusão desta adaptação. Conclusão de uma saga que não só revolucionou o cinema atual, mas também foi responsável pelo ressurgimento de grandes heroínas para o cinema. Jogos Vorazes deixou sua marca eternizada na cultura popular, tornando-se um ícone.
Nesta parte final, Katniss continua sua representação como o Tordo da revolução, e manipulada como peça de propaganda para Coin (Julianne Moore). Os rebeldes estão muito próximos de conquistar a capital. A pouca resistência que existe está fraca, e com os treze distritos unidos Snow (Donald Sutherland) tem poucas chances. Sua última alternativa é atrair os rebeldes para o centro da capital e usar suas últimas e mais letais armas.
É difícil dizer o quanto gostei dessa saga, Jogos Vorazes foi um fenômeno, conquistou corações, e também fez com que muitos enxergassem o que estava por trás dos rostos de Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth e Liam. O pano de fundo político da saga precisa ser destacado, Jogos Vorazes é uma crítica dura a nossa sociedade, e quando Suzanne Collins a escreveu ela também se incluía junto a sua obra. É impactante perceber o que realmente nos entretêm, e Jogos Vorazes é a prova real do que a autora, e também a adaptação, até certo ponto, conseguiram passar.
A adaptação pecou nas mesmas coisas que a obra, talvez com alguns agravantes a mais no final. O filme dá dicas explicitas do que vai acontecer em sua conclusão. Senti como se Francis Lawrence fosse Snow, que manipulou e guiou os telespectadores apenas para um caminho. O grande clímax desta parte da história foi pouco a pouco antecipada. O que poderia ser épico e lacrar a franquia, acabou virando apenas algo esperado e óbvio.
Cenas com impasses bobos e a insistência na relação de Katniss com Gale é desnecessária, o que acabou resultando em personagens mal aproveitados, inclusive personagens interessantes como por exemplo, a de Gwendoline Christie que apareceu em apenas uma cena. A velocidade dos acontecimentos também não permitiu que a protagonista sentisse a morte de outros. Para quem esperava uma reação sentimental, foi tudo muito contido, como se os elos criados durante toda a saga não significassem nada. Ficou contraditório a personagem reagir de forma tão entorpecida pela guerra, sendo que há 3 anos, esses elos foram a causa.
Por fim, faltou o drama que as últimas páginas do livro carregam. Para quem leu, o epilogo, é de rasgar o coração, é intenso e sombrio, mas ao mesmo tempo, é aceitável. Na adaptação ficou enfeitado e aqui, a franquia se contradiz sem qualquer sutileza. No final de A Esperança a mídia hollywoodiana é quem mandou, e a franquia se rendeu. A regra de que todos os finais devem ser felizes e floridos acontece, o que revolta tantos fãs e desrespeita a história.
Isso não desmerece o sucesso da franquia e nem desvaloriza Jogos Vorazes, como falei, a franquia já se solidificou desde o seu primeiro. Bem, a verdade é que, tudo isso são lamentações de uma fã saudosa, que viu durante estes 4 anos a saga terminar, mesmo desejando que nunca acabasse. Mesmo com pequenas coisas me chateando, o filme foi fiel ao livro. A verdade tem que ser dita.
Josh estará eternizado como meu querido Peeta, o padeiro. Liam com todo seu desejo de justiça ao interpretar Gale. Jennifer como Katniss, o Tordo que revolucionou não só Panem. Banks, que por sua atuação, acabou virando personagem regular de toda a saga. Woody Harrelson que personificou o Haymitch perfeito, se é que isso é possível. E todos os outros personagens que passaram por esta saga.
Josh estará eternizado como meu querido Peeta, o padeiro. Liam com todo seu desejo de justiça ao interpretar Gale. Jennifer como Katniss, o Tordo que revolucionou não só Panem. Banks, que por sua atuação, acabou virando personagem regular de toda a saga. Woody Harrelson que personificou o Haymitch perfeito, se é que isso é possível. E todos os outros personagens que passaram por esta saga.
Jogos Vorazes vai deixar saudades e meu coração apertado, mas sei que conquistou milhares de corações, leitores ou não, a mensagem foi passada. Como fã, é gratificante ver tópicos como: manipulação da mídia, autoritarismo e desigualdade social entrando na cabeça de muitos jovens adolescentes, e o melhor, sendo debatido. Nisso a missão foi cumprida. Eu espero que cada um tire o melhor de tudo vimos. É muito difícil falar sobre algo que gostamos muito, algo que marcou parte da minha vida e parte de minhas emoções agora.
Ai, esse post eu não posso ler! Não li o livro e nem vi o filme, mas tô super curiosa!
ResponderExcluirPor incrível que pareça, não li o livro e o filme assisti pela metade, kkk, por favor não me matem, mas só comentários muitooo positivos sobre essa série maravilhosa, vou ler com certeza e terminar de assistir, a sua resenha está maravilhosa.Beijos...
ResponderExcluirVania, coloque tudo em dia, vale a pena.
ExcluirAi meu deus!!
ResponderExcluirQuero muuuito, muuuito e muuito ver!
Ainda não deu para eu ir no cinema. Mas logo mais vou conferir esse último filme!
Assim como você Jogos Vorazes se tornou uma estória muito especial pra mim.
São livros que todos deveriam conferir porque trata de assuntos extremamente importantes. É uma crítica, como você disse, clara a sociedade, ao modo desigual ao qual vivemos.
Quando as pessoas finalmente perceberem isso, quem sabe nós não teremos nosso próprio Tordo.
.lll.
Beeijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Com certeza Rai, é uma história que deve ser conhecida. Bjs
ExcluirPuts, sério que eles pecaram assim? Mas até no graaaaande final, em relação à prim? eu tô enlouqueceendo aqui que ainda não consegui ir no cinema ver çççç
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Gelo Negro", vem conferir!
Não flor, quando digo o final é o final mesmo o epílogo. Bjs
ExcluirOlha Joi realmente espero não ficar frustrada rs.
ResponderExcluirJoooi!
ResponderExcluirPreciso ver isso logo!
E cara, eu SABIA que eles iam mudar o final, n tinha como! kkk
Mentira que eles ficaram insistindo em Gale + Katniss? :O
E aí vc vê né, msm dividindo o filme em duas partes, a velocidade dos acontecimentos n foi satisfatória, rs.
Adoro o ator que faz o Snow! *-*
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Deram uma insistida sim, mas não que isso não aconteça no livro mas não parece tão forçada quando no filme.
ExcluirLi todos os livros e particularmente achei o ultimo meio parado no começo, contudo ele logo sofre uma reviravolta e acredito que os filmes seriam assim, onde o ultimo fecharia com mais ação e o final que a história merecia, mas no fundo meio que ja esperava por tudo isso que você falou, porque não tenho muita fé em Hollywood hahahahaah~ Ainda sim estou ansiosa pra ver o fechamento de mais uma saga que marcou uma geração.
ResponderExcluirBjs
http://livros-e-tantos-vicios.blogspot.com.br/
De todos os filmes com certeza este é o pior, a ordem de preferencia é a mesma para mim com os livros.
ExcluirOi Joi!
ResponderExcluirEu não assisti ao último filme ainda, vou deixar para dezembro, que é quando vou pra BH e vou poder assistir a todos os filmes que estão na minha lista.
Eu também não li a trilogia, pulei direto para os filmes, mas vou querer lê-la assim que assistir a esse último. Acho que vale muito à pena.
Eu espero um filme bom, então se eu for falar alguma coisa sobre ele, vai ser sem o conhecimento dos livros... Mas eu já gosto muito dessa franquia sem ao menos conhecer a "verdadeira" história de Jogos Vorazes. Ele marcou toda uma geração. Primeiro veio a geração Star Wars, depois Harry Potter, e agora Jogos Vorazes.
E, antes que eu me esqueça, hoje é o seu aniversário!!! Que Deus te abençoe muito viu. Muitos anos de vida!
Abraços! | Saphy | Facebook
Divana, leia os livros você vai ter uma outra visão de tantas coisas.
ExcluirOlá!!
ResponderExcluirSou desesperadamente apaixonada por jogos vorazes, e to muito ansiosa pra ver esse filme, morrendo por ainda não ter ido meus planos era assistir na estreia mas como sempre não devo fazer planos que não rola, mas é isso sei que vou amar sei que vou me emocionar, e sei que como fã é impossível não dizer que faltou isso que pecou nisso ou aquilo, mas estou preparada rsrs
Bjocas
Olha Joi, primeira pessoa a quem eu me deparo que se irritou com forçarem Katniss e Gale, pelo menos foi uma adaptação boa.
ResponderExcluirBeijos
Tem sorteio rolando no blog, participem:
http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Ai Pedro, é muita forçação de barra. Não havia necessidade disso =/
ExcluirOlá, eu esperei esse filme desde o dia que terminei de assistir o lançamento anterior no ano passado. Tive o privilégio de assistir na primeira sessão esse lançamento tão esperado e foi muito perfeito, sem contar que a sala de cinema estava lotada e como ja sabia que ia lotar, eu esperto, comprei meu bilhete com antecedência num local bem posicionado. (rsrsr) Essa foi um pouco da história que acabou com o ultimo lançamento da franquia.
ResponderExcluirwww.geracaoselfie.blog.br
Oi Joi :) Eu não gosto de Jogos Vorazes e fiquei bem perdida com esse post hahaha Mas gostei de saber sua opinião sobre o livro e minha mãe também hahaha Diferente de mim ela ama e ainda não assistiu, então tudo que esta falando sobre o filme ela ta lendo! Alguns colegas de classe também assistiram e me disseram que foi muito ruim =/ Não entendi bem o porque, mas falaram que por ser o último deixou a desejar. Agora não posso dar muita opinião não é mesmo?! hahaha
ResponderExcluiro último nem sempre agrada, o livro tbm foi assim. Mas me conta por que você não curtiu JV, você leu? Bjs
ExcluirExcelente resenha!Também li o livro e tem essas diferenças...principalmente no final, mas mesmo assim Jogos Vorazes é a minha saga favorita, e já esta dando saudades! <3
ResponderExcluirhttp://cinthiaartdesenhos.blogspot.com.br/