Maze Runner: Prova de Fogo - Crítica

Maze Runner: The Scorch Trials

Lançamento: 17 de setembro de 2015
Com: Dylan O'Brien, Ki Hong Lee, Kaya Scodelario, Thomas Brodie-Sangster
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Ação

A crítica sobre o Prova de Fogo demorou, é verdade, mas é que fiquei num impasse, se esperava para ler o livro, ou não. Escolhi resenhar o filme logo, não vou deixar que o livro me influencie na minha opinião final. Pelos comentários que andei lendo, vejo que fiz a escolha certa.

Prova de Fogo vai iniciar exatamente onde Maze Runner - Correr ou Morrer termina, os clareanos sobreviventes conseguindo sair do labirinto. Thomas (Dylan) e seus amigos são resgatados e levados para uma fortaleza no meio do deserto. O que nós sabemos, mas nossos mocinhos não, é que esta é apenas a segunda fase de seus testes que a organização C.R.U.E.L vem preparando para eles. Dessa vez, em busca da cura para combater a epidemia que quase extinguiu a população.

Quando se dão conta disso, os clareanos (não consigo, não chamá-los assim) precisam arriscar suas vidas sozinhos no deserto, e por lá encontrarão muitos obstáculos, muito mais cruéis. Novos personagens aparecerão, novas descobertas e desafios que fazem com que o enredo de Maze Runner continue interessante para mim. A trama continua se desenrolando, é interessante perceber como estes jovens que tiveram suas memorias apagadas precisam lidar com a realidade fora dos labirintos. O primeiro filme foi um ótimo filme introdutório. Lá tínhamos um cenário limitado, mas fora dele, vemos como a história é ampla e muito mais complexa.


Apesar dos elogios eu senti que o filme é uma grande correria, literalmente. Como se não bastasse fugir de cientistas malucos agora eles precisam encarar os perigos do deserto, zumbis, rebeldes e oportunistas. Os personagens passam por pelo menos cinco novos lugares durante sua fuga, e isso tudo é muito rápido e mal explorado, como se cada um desses lugares fossem um lado do outro. Além disso, pontos importantes do enredo passam um pouco despercebidos. Para quem gosta de uma produção Hollywoodiana achará isso um mero detalhe, mas para quem procura a mensagem principal, assim como eu, pode se decepcionar. Se no primeiro filme não tínhamos um debate social relevante, no segundo temos uma boa oportunidade de conhecermos isso, mas que se perde dentre tantas cenas de ação.

O que quero dizer é que temos mais uma ficção distópica, com cientistas brincando com células humanas em prol de algo maior, a manipulação da sociedade para "salvar" o restou dos humanos e também a alienação dos imunes. Tudo isso passa num piscar de olhos.



Entretanto, é inegável que a ação continua sendo a grande protagonista do filme, acredito que os produtores e roteiristas souberam explorar isso com a renda mais expressiva ganharam e com certeza os fãs agradecem. O elenco do filme também está maior, e ganha reforços de peso, como de Barry Pepper interpretando Vince e Aidan Gillen como Janson, nosso novo vilão.

Tentei evitar o máximo spoilers, então acabo minha avaliação por aqui. Prova de Fogo mantém o ritmo do filme anterior, temos ação, luta, sobrevivência, conspirações e traição, e por este último temos um final surpreendente como um gancho perfeito para a continuação. Com certeza um plotwist que poucos esperavam. Não posso fazer uma comparação do livro com o filme, pois como disse, ainda não completei a leitura, mas o que posso dizer é que Prova de Fogo foi bem executado, um bom filme que promete entreter e instigar o telespectador para o próximo!

20 comentários

  1. Oiiii!
    Eu assisti e li o primeiro volume, achei Prova de Fogo muito mais interessante. Tive a sorte de ganhar duas cópias do filme pra mim *o*
    Adorei sua opinião!
    beijos

    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joi,
    Assim como você ainda não conclui a leitura de A Prova de Fogo. Tambem achei o filme um pouco corrido e os lugares pouco explorados, mas mesmo assim gostei bastante. Agora preciso ler o livro para ter uma opinião certa.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Realmente, no sentido da ação ele é bom.
    PORÉMMMMM, eu odiei o filme porque esperava que ele seguisse a história. Acho que ele atropelou o livro e não vejo como ter uma sequência plausível. Não reconheci a história, não teve se quer sentido de continuar se chamando "Prova de Fogo" já que esse título se refere a uma prova realmente que eles passam no livro, mas não passaram por ela no filme ):
    Enfim né, não se fazem mais adaptações como Jogos Vorazes hahahaha

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não consegui assistir ao filme ainda, mas parece bem interessante, a sua resenha narra os detalhes da história, personagens bem interessantes, também quero ler o livro para saber a diferença, valeu pela indicação, beijos...

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse. Assisti o primeiro, mas não deu tanta vontade de ler os livros, então não tenho com o que comparar..
    Mas acho que vou ver esse segundo filme.

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca havia visto os filmes nem lido os livros, até que quando lançou este resolvi dar uma chance e vi o primeiro também. Confesso que gostei muito da história, dos personagens. Admito que não senti vontade alguma de ler os livros, o que é bem raro, mas não me cativou desta forma, sabe? De qualquer jeito, achei os filmes ótimos. Gostei bastante da resenha ♥

    ResponderExcluir
  7. Assisti apenas o primeiro filme e gostei bastante, por isso resolvi dar uma chance aos livros, o que infelizmente está demorando muito mais que o esperado. Decidi assistir apenas após a leitura, gosto de saber o que vai acontecer nos filmes que assisto rsrs mas já fiquei feliz com sua opinião positiva.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Joi, só tenho a dizer que assisti aos dois filmes sem saber nada do que é a história... Não sei nada dos livros, nadinha... E já assisti cada um duas vezes e parece que não me canso. A cada "assistida", coisas novas são reveladas e eu gosto muito disso!
    Beijão! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Eu esperava tão mais de Maze Runner, mas depois de ter lido os livros, me decepcionei tanto que nem vontade de ver o filme eu tenho (e pelo jeito, as minhas críticas em relação ao livro são as mesmas suas em relação ao filme...).
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Ainda não assisti esse filme, mas, acho que vou gostar, portanto estou louca para assistir :)
    Já recebi inumeras recomendações, mas, como sou bem lerda ainda não assisti rsrs...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Joi, ainda não assisti o 2º filme, mas já li a série toda e posso dizer que é fenomenal!


    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Joi.
    Gosto bastante de distopias, mas confesso que acabei perdendo o interesse por essa (tanto o livro quanto o filme). Os personagens mais juvenis têm me incomodado bastante, novamente. Além disso, o fato de não ter uma crítica social bem trabalhada e aprofundada não me agrada.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  13. As atuações são maravilhosas, mas o enredo deixou a desejar pela correria. Quando você for ler o livro, esqueça totalmente o filme, porque eles praticamente juntaram o segundo e o terceiro volume lá. Esse segundo volume é bem diferente, o meu favorito da trilogia <3 e imagino que você vá gostar mais do que do filme também, embora num geral não tenha ficado ruim

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post sobre multitalentos no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  14. Helloo, Joi! Tudo numa nice?!
    Ah, eu amei demais o filme, acho que por causa da ação e das muitas reviravoltas na estória que acabaram me empolgando. Quando vi que era resenha de Maze Runner aqui no teu blog, corri para conferir sua opinião. Eu ainda não li os livros, recebi tantos spoilers de uma amiga que acabei desistindo da ideia e preferindo só conferir ao filme mesmo. Eu já tinha a ideia de ler antes de assistir ao primeiro filme, mas não deu, me desorganizei.
    O filme me prendeu tanto, eu me via vidrada e várias vezes me vi assustada com os Cranks - que tinham uma vibe bem The Walking Dead. É bem verdade que vários quesitos não foram muito bem explicados e explorados, mas eu não consegui não me empolgar. Os personagens literalmente correm nesse filme, muito mais que no primeiro.
    Fiquei embasbacada com o plot twist e mal posso esperar para o próximo filme! <3
    Ótima resenha.
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  15. Ai Joi, simplesmente não com esse filem viu? Entrou no hall das piores adaptações.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu não li e nem assisti nada de Maze Runner? Não me chama atenção de jeito nenhum, o que é uma pena, porque ouço muita gente falar bem... Quem sabe um dia eu não me aventure e me surpreenda, certo?

    Adorei a resenha, Joi!
    Beijos!
    Lauren | Blog Razões Literárias

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Amo a saga, mas as adaptações estão péssimas. O primeiro filme até que foi ok, mas o segundo, foi decepcionante. Ok, sei que é apenas uma adaptação, mas infelizmente, pra quem leu o livro, é impossível não assistir procurando essa ligação.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li os livros mas assisti os 2 primeiros filmes existentes e tenho que confessar que gostei do primeiro, porém o segundo deixou um pouco a desejar.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  19. Oie Joi, tudo bem!?

    Ainda não assisti a nenhum filme de Maze Runner, nem li os livros hahaha. É uma saga super falada e tudo o mais na blogosfera e entre os amigos leitores também, mas não me interessei ainda! Adorei a resenha, os filmes parecem ser legais e entreter bastante. Pretendo assistir com certeza! Só estou esperando surgir a vontade de ler, ou não, para tentar ler primeiro!

    Beijos
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Assisti o primeiro filme sem ter lido o livro, e contínuo sem ler. Gostei do primeiro, me deixou querendo mais, porém andei lendo umas críticas negativas falando que o segundo principalmente era muito diferente do livro. E pela sua resenha imaginei mesmo foi um jogo e mais do mesmo, e até que sua nota foi alta. Mas mesmo assim irei assistir.
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir