Perdido em Marte - Crítica

The Martian

Lançamento: 1 de Outubro de 2015
Com: Matt Damon; Jessica Chastain; Kristen Wiig; Jeff Daniels;
Gênero: Ficção Científica; Drama.

2015 foi um ano repleto de surpresas literárias para essa pessoa que vos fala. Foi nesse ano que eu finalmente passei a me dedicar muito mais em minhas leituras, e graças a essa dedicação toda fui capaz de ler um total de quarenta livros (confesso que estou toda orgulhosa desse número), coisa que durante anos era inimaginável. 

É claro que após ler quarenta livros em um ano, após descobrir histórias maravilhosas e surpreendentes, você acaba selecionando seus favoritos, e Perdido em Marte está entre os meus favoritos de 2015. Sabendo que esse livro maravilhoso está entre meus favoritos, acredito que você podem imaginar o quanto eu fiquei animada quando sua adaptação foi lançada, em outubro do ano passado. E já que o filme está entre os indicados ao Oscar desse ano, seria um ultraje não traze-lo aqui para o Estante Diagonal, não é mesmo?

Perdido em Marte é mais um daqueles filmes que entram para o cantinho especial das ficções científicas voltadas para o espaço sideral. Posso até estar fugindo um pouco do assunto, falando além da conta, talvez, mas a verdade é que me sinto muito sortuda por vivenciar esse momento em que tantos filmes de ficção científica ganham destaque, são produzidos e apreciados, e melhor do que tudo isso, são fiéis a muitos conceitos conhecidos na física e astrologia.


Perdido em Marte está nesse hall, o filme está naquela categoria de amorzinhos que nos trazem muito mais do que uma história que te prende do início ao fim, ele te leva para o mesmo patamar que Gravidade (resenha aqui) e Interestelar (resenha aqui) levaram, porém, abusa de detalhes que não foram empregados até então. O filme possuí o diferencial de que aqui, a narrativa é acessível, e o bom humor supera a presença de referências a dados e pesquisas científicas, deixando tudo mais leve e divertido.

Ao longo deste filme, nós iremos acompanhar a triste sorte de Mark Watney (Matt Damon). Mark fazia parte da equipe especial da NASA, enviada para Marte para realizar pesquisas no solo do planeta vermelho. Infelizmente, durante um dia de coleta de amostras de solo, uma terrível tempestade de areia atinge a equipe, fazendo com que a Comandante Lewis (Jessica Chastain) decida realizar a retirada de todos os membros para fora do planeta. Durante a fuga, Mark Watney é atingido por uma torre de transmissão que acaba se afastando do grupo. Por não ser encontrado e não estar mais enviando sinais de transmissão, a equipe o considera morto e o deixa para trás. Felizmente Mark consegue sobreviver ao acidente, mas isso você já sabia! A partir do momento em que nosso querido personagem volta para o HAB, toda a história toma rumo e iremos acompanha-lo durante todos os momentos que dão errado, durante todas as coisas que dão certo, e seremos contagiados por seu bom humor e sua lógica afiada, únicas ferramentas capazes de mante-lo firme e são, para conseguir continuar vivo até que seja resgatado.


Para conseguir realizar a resenha desse filme, não posso simplesmente ignorar o fato de que já li o livro, por esse motivo irei demonstrar meus pensamentos com base no que vemos no filme e suas diferenças e semelhanças com a obra literária. E para começar, acredito que nada melhor do que comentar sobre o roteiro. 

Para que vocês entendam o que eu tenho a dizer sobre o roteiro desse filme, primeiro vocês precisam entender que Perdido em Marte é um livro absurdamente completo, ele possuí drama e comédia na medida certa, uma pesquisa muito bem fundada e explicada ao longo de todo o livro, personagens cativantes e acontecimentos que nos enchem os olhos. O problema ao realizar a adaptação de um livro como esse é que a narrativa deve ser seletiva, e foi exatamente isso que aconteceu. Apesar de garantir que a a essência do livro estivesse presente, o roteiro teve que eleger acontecimentos, excluir explicações, reduzir a quantidade de presença de certos personagens e ainda modificar certos detalhes para garantir que tudo estivesse conectado de uma maneira lógica. Ao realizar essas escolhas e promover essas modificações, a história acabou perdendo pontos maravilhosos que só podem ser observados na obra literária, com os cortes o filme ficou leve e acessível, mas também corrido. Apesar de ter gostado muito do resultado final, não posso deixar de mencionar que se o filme tivesse uma duração maior, acredito que poderia ter sido uma obra digna do patamar em que estão Gravidade e Interestelar.


Apesar de ter me decepcionado um pouco com o roteiro e a narrativa do filme, fiquei feliz ao ver que todo aquele jeitinho adorável e encantador de Mark Watney está presente no filme. Aqui, assim como no livro, podemos observar muito bem todo o bom humor e as piadinhas realizadas pelo personagem, acompanhamos sua forma de pensar, sua lógica e a forma como o personagem é capaz de empregar seus conhecimentos de botânica e engenharia para sobreviver aos mais diversos problemas. E não podemos falar no personagem sem comentar a vida que Matt Damon trouxe ao querido Mark. Apesar de achar que Matt Damon fez um bom trabalho, e que conseguiu equilibrar muito bem as piadinhas, o drama e a tensão vivida pelo personagem ao longo de toda a sua jornada pelo planeta vermelho, confesso que não considero sua atuação de grande destaque. Ele fez um bom trabalho?! É claro que sim, mas observei atores se destacando muito mais do que ele, e odiaria ver a estatueta sendo entregada para ao ator, sendo que outros obtiveram um desempenho muito melhor.

De forma geral, acredito que o filme pecou e acertou em cheio ao tornar a história mais acessível. Acertou pois as escolhas realizadas nessa adaptação deixaram a narrativa mais leve, bem humorada, acessível e de fácil entendimento. Com tudo o que se decidiu ao longo desse filme, pudemos observar muito bem os acontecimentos na Terra e em Marte. Mas o pecado está no fato de que o filme dividiu de maneira quase exata Marte e Terra, quando acredito que deveria ter focado mais no que Mark estava vivendo em Marte. Além disso, ao dividir de maneira igualitária os acontecimentos nos dois planetas, nós perdemos a maioria das explicações lógicas e científicas presentes ao longo da narrativa, e essa foi a pior perda de todas. 


Confesso que é difícil para mim, falar sobre o filme sem lembrar de todas as passagens que me encantaram no livro, por esse motivo, não pude deixar de ser mais crítica com relação ao resultado final. Se observarmos todas as categorias técnicas em que esse filme foi indicado, tenho certeza de que ele é um forte concorrente, porém, ao observar seus concorrentes nas categorias mais importantes do Oscar, eu não o vejo ganhando nenhuma. Porém não se enganem, o filme cumpre o que pretendia fazer, trazer uma história maravilhosa, acessível, bem humorada e cheia de emoção, é com toda a certeza uma ótima dica para todos aqueles que amam ficção científica. Mas se me permitirem dar um conselho, caso você não tenha lido e nem assistido o filme, recomendo que assista o filme primeiro, assim quando ler o livro irá descobrir todos os detalhes que não foram destacados nesse filme maravilhoso, que nos mostra, acima de tudo, a luta pela sobrevivência, e a união para salvar a vida de um homem.

32 comentários

  1. Olá, amei seu post, muito bacana!!! e que design linnndo ♥

    vc ja conhece o blogueira que inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    se vc me seguir, sigo de volta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziela, tudo bem ???
      Fico muito feliz por saber que gostou da resenha do filme Perdido em Marte, se interessou pelo filme ?!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu ja conheço tanto o livro quanto o filme, porém nao li, nem assisti ainda (haha).
    Mesmo sendo um tema de meu grande interesse, nao tenho vontade de ler o livro agora. Mas vou ler ainda esse ano e depois vou ver o filme, espero gostar.
    Abraços,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Rsrsrs, sei como é isso, acabei conhecendo vários livros e filmes conforme li resenhas pelos blogs literários, mas muitos deles ainda não tive a chance de assistir ou ler, rsrsrs.
      Espero que consiga assistir o filme, ele é muito bom, bem divertido. Vale a pena, apesar de não ser tão bom quanto o livro. XD

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi!!! Tudo bem?
    Ainda não assisti ao filme e também não li o livro, mas tenho muita vontade de ambos por vários motivos. Eu costumava a fazer estas comparações de livro X filme e sempre fica danada com o filme, hoje em dia eu já faço uma analise separa e consigo aproveitar melhor o filme.

    Vamos nos conhecer melhor, indicação de TAG no blog.
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/2016/02/tag-irmandade-dos-blogueiros-do-mundo.html#more

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo ótimo e contigo ???
      Fiquei muito feliz por saber que você está interessada em assistir ao filme, e também de ler o livro !!! Estou aqui torcendo para que consiga conhecer essa história, não esqueça de me contar o que achou depois que assistir, ou ler o livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  4. Oie...
    Estou cheia de expectativas com esse filme, mas, antes quero ler o livro :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane, tudo bem ???
      O livro é simplesmente maravilhoso. Fiquei surpresa quando terminei de ler, nunca achei que fosse gostar tanto dessa história !!! *-*
      Espero que goste do livro tanto quanto eu !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oii
    eu ainda não tive a chance de ler o livro, mas gostei do filme e pelo jeito você gostou e muito, apesar de alguns erros. Legal ver sua empolgação ao falar dele no poste, achei legal que tem até um pouco de humor, o homem fica sozinho em outro planeta e ainda consegue ser bem humorado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem ???
      Perdido em Marte é uma história que me conquistou, eu me encantei, dei risada e confesso que até chorei um pouco enquanto lia o livro. Hoje indico o livro para todos aqueles que possuem curiosidade ou querem conhecer essa história, ele é maravilhoso.
      Com relação ao filme, acho que poderia ter sido melhor, mas não nego que ficou muito bom, vale muito a pena assistir. E esse bom humor do personagem é algo incrível, nos cativa e faz torcer pelo personagem !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  6. Que louco, descobri da existência desse filme hoje, não sou muito ligada com filme mas agora me pergunta de série pra você ver sdkjkald.

    http://idealizandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer, tudo bem ???
      Que legal, então te apresentei um novo filme ein ?!
      Mas me diga, você se interessou pelo filme ??? Curtiu a ideia dessa história ???

      Beijinhos

      Excluir
  7. Ainda não assisti ao filme e estou muito curiosa com o livro, parece bem interessante, está na minha lista de desejados, beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania, tudo bem ???
      Se você têm interesse com relação ao livro, eu super recomendo a leitura flor. Vale muitíssimo a pena, é uma história maravilhosa !!!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Vou tentar assistir hoje pelo Stremio. Vi o trailer tem um tempinho já. Mas tinha me esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, tudo bem ???
      Ai que legal flor, fiquei feliz por saber que estava fazendo planos de assistir o filme. Espero que tenha conseguido. ^^
      Não esqueça de me contar o que achou, iria adora saber o que achou dessa história !!!

      Beijinhos

      Excluir
  9. Bom dia, tudo bem?


    O filme parece muito bom mesmo, o que posso falar é do livro que é excelente e vale a leitura.....ótimo post.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, tudo ótimo e contigo ???
      O livro é excelente mesmo, vale muitíssimo a leitura. Fiquei bem feliz por saber que já leu o livro, vi muitos leitores comentando que ainda não tiveram a chance de conhecer essa história ...

      Beijinhos

      Excluir
  10. Oie!!!!
    Acredita que ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro e nem comentários sobre o filme?
    Confesso que aparentemente o livro/filme não me despertou nenhum interesse, mas ao ler sua opinião sobre a adaptação, fiquei muitíssimo interessada.
    Já vou deixar a dica anotada :)

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Sério ?! Gente, fiquei surpresa agora, rsrsrs. O livro é simplesmente maravilhoso, e o filme, apesar de não ter sido perfeito, também é muito bom !!! Acho estranho ver que até agora poucas pessoas deram destaque ao filme e ao livro. :/
      Espero que consiga assistir ao filme, vale muito a pena !!!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oii tudo bem?
    Eu simplesmente me encantei com o filme (ainda não li o livro), mas acho o Oscar meio difícil, pois a concorrência está fortíssima. Amei o post <3
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, tudo ótimo e contigo ???
      O filme ficou bem legal né ?! Como eu já tinha lido o livro, ficou bem difícil não fazer certas comparações, mas acho que o filme faz um ótimo trabalho ao nos mostrar a grandeza dessa história. ^^
      Com relação ao Oscar, eu não esperava que ele levasse a melhor, considerando os outros indicados, mas não deixa de ser um filme válido e interessante !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Eu não li o livro ainda, mas o filme achei perfeito. Espetacular. E com uma história muito boa e cheia de ensinamentos, afinal, quem iria imaginar que uma pessoa conseguiria fazer tanta coisa como ele fez naquela situação! :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que já assistiu ao filme, adoro quando vocês trazem suas opiniões sobre os livros ou filmes que eu comento por aqui !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  13. Adorei o livro e gostei do filme também, mas acho que se tivesse de escolher entre os dois escolhia o livro. Há certas piadas que o filme não reproduziu e que são simplesmente incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edu, tudo bem ???
      Você disse tudo. Eu concordo contigo, se tivesse que escolher entre o filme e o livro, com toda a certeza desse mundo, escolheria o livro !!! XD

      Beijinhos

      Excluir
  14. Assisti ao filme mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro. Adorei a resenha trazendo um certo comparativo entre as duas obras. Espero conseguir ler em breve.

    ;*

    www.merosdevaneios.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, oie, oie !!!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da minha resenha. Fico muito contente toda vez que vocês trazem suas opiniões para os comentários, quando comentam sobre o que escrevi, adoro trocar uma ideia com vocês !!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Não quero ser do contra. Mas achei o filme péssimo, por conta da história cliché, que cheguei a desistir de assistir na metade do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara, tudo bem ???
      Perdido em Marte não foi o melhor filme do ano, diversas premiações destacaram isso. Mas é um filme divertido, bem humorado, até certo ponto inteligente. A história é uma história de sobrevivência e esperança, de união para salvar alguém, pode ser clichê sim, mas acredito que de tantos e tantos clichês esse é um dos mais dignos !!!

      Beijinhos

      Excluir
  16. Oie Ryoko!

    Assisti Perdido em Marte no cinema e gostei bastante!! Não acreditava que levaria um oscar ou algo assim, pelo enredo ser um tanto simples e bem hollywoodiano, que foge um pouco dos filmes que são escolhidos pela academia, em termos de roteiro e história. Gostei muito dos efeitos, foi bem feito e mesmo com o clichê já esperado, eu super curti o filme!! Adoro o ator também, e o tom de comédia leve em algumas cenas foi bem legal.

    Muito legal a semana do oscar!
    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah, tudo bem ???
      Fiquei muito feliz por saber que gostou do filme. Essa história possuí um espaço especial no meu coração, sou apaixonada por ela !!! ^^
      Assim como você, eu também não acreditava que ele fosse levar um Oscar, mas ele não deixa de ser um filme válido, acessível, divertido e bem humorado. É aquele filme que merece certo destaque !!!
      Também fiquei feliz por saber que gostou da nossa Semana Especial Oscar !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir