Resenha: A Garota que Perseguiu a Lua

Título Original: The Girl Who Chased the Moon
Autora: Sarah Addison Allen
Ano: 2012
Editora: Planeta
Páginas: 239
Compre aqui: SubmarinoAmazon

Quais, dentre a diversa gama de características e situações pelas quais passamos na jornada de nossas vidas, são capazes de determinar quem verdadeiramente somos? De que maneira as experiências de nosso presente poderão afetar nosso futuro? Seria possível fugir dos fantasmas do passado, dos erros e ações de versões mais novas de nós mesmos e, moldarmos como toda e qualquer pessoa, virá a nos enxergar? 

Quantas vezes ao longo de nossa jornada não mudamos de ideia, nos arrependemos de atitudes impensadas, mudamos o que somos para garantir que a carga do passado, mesmo aquela que insistimos em esconder e que pesa em nossos ombros, faça valer cada nova escolha. A vida esconde dentro de sua essência uma magia intocada, é capaz de transformar arrependimentos em experiência, erros em novos caminhos, e quando nos damos conta, estamos mudando muito mais do que nós mesmos.

Emily Benedict é uma adolescente comum, criada apenas por sua mãe. Ela cresceu seguindo os rígidos padrões éticos e morais de Dulcie, estudou na escola que sua mãe fundou, conheceu os princípios de responsabilidade e engajamento desde pequena, mas nunca, nunca ouviu qualquer história sobre sua família, sobre o passado de sua mãe, sobre quem ela foi e como se transformou na pessoa que era antes de falecer. Após a morte de Dulcie, Emily está sozinha no mundo, porém enquanto a figura materna permanece apenas como uma querida lembrança, histórias do passado surgem para apresentar um novo mundo para a garota.


Agora Emily segue para Mullaby, uma pequena, adorável e mágica cidade da Carolina do Norte onde seu grande avô a espera com todo o amor que pode cultivar, onde papéis de paredes podem mudar repentinamente, onde famílias escondem segredos fantásticos e o passado ensina lições capazes de mudar pessoas. Como um peixe fora da água ou uma intrusa no ninho, ela irá descobrir as peculiaridades dos habitantes da cidade, irá conhecer as pessoas que foram tocadas pela vida de sua mãe, os segredos e arrependimentos escondidos por trás de olhares e será a fagulha de mudança que todos algum dia precisamos.

A Garota que Perseguiu a Lua, tão surpreendente quanto as jornadas de nossas vidas, esconde segredos e magia em suas páginas, nos mostra que mesmo nos pequenos detalhes - como um papel de parede que muda conforme os sentimentos de seu dono - é possível encontrar encantamento e lembranças preciosas. A obra nos auxilia a desvendar os mistérios das linhas da vida que se cruzam quando menos esperamos, mostra as situações que guardam em si possibilidades de mudança, possibilidades de nos tornarmos melhores do que fomos um dia. 

Com uma escrita leve, graciosa e repleta de pequenas mensagens, Sarah Addison Allen constrói uma história romântica no mais puro sentido da palavra. Aqui elementos fantásticos se unem a mistérios escondidos para prender a atenção do leitor, e o passado de cada personagem, suas dores e transformações, garantem maior profundidade a uma narrativa que, mesmo curta, comporta muito mais do que uma simples história de amor e superação. 


A Garota que Perseguiu a Lua foi meu primeiro contato com a escrita da autora. Surgiu como uma forma de me posicionar fora da curva, longe do padrão de leituras que normalmente busco ou tenho o costume de ler. A obra, com sua simplicidade, encantamento e mensagens, tirou um sorriso de meu rosto e aqueceu meu coração. Com a dosagem perfeita entre mistério, lições de vida e magia, a autora constrói uma história capaz de conquistar até mesmo o mais duro dos corações, e ao chegar ao fim iremos perceber que assim como na vida, pequenos detalhes fazem a diferença, as mudanças que sofremos podem transformar pessoas ao nosso redor, e livros são capazes de espelhar tudo isso com toques de romance e magia!

20 comentários

  1. Olá,
    Nunca ouvi fala dessa autora, primeira vez que conheço essa obra maginifica, a trama me fez envolve em cada forma que você fala sobre ele.. Amo muito romance e claro que nesse livro tem um romance que me deixou no ar para conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem contigo ???
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra, ela é uma gracinha !!! *-*

      Excluir
  2. Izabel!
    Bons elementos reunidos em um livro: mistérios, lições de vida e magia, como gosto de tudo isso, deve ser uma daquelas leituras deliciosas, onde podemos viajar ao lado da protagonista e vivenciar seus dramas e sofrimento.
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Confesso que não tenho o costume de ler livros como esse, mas as vezes é bom sair do nosso padrão né ?! Esse livro é uma graça, e tenho certeza que vai conquistar muitos leitores apaixonados !!! ^^

      Excluir
  3. Li esse livro e gostei é uma boa distração para fugir um pouco dos livros mais densos. Esse mistério que envolve os personagens me deixaram muito ansiosa para descobrir o que era. Achei o romance fofo e nos ensina sobre nossos julgamentos sobre as pessoas e nossas decisões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem contigo ???
      Adorei saber que você também já leu A Garota que Perseguiu a Lua !!!
      Essa história é uma gracinha só né ?! Fiquei muito feliz por ter me arriscado nessa leitura !!!

      Excluir
  4. Olá. É a primeira vez que vejo falar desse livro.
    Parece ser uma leitura leve e bem reflexiva. Bom para aqueles intervalos de leituras mais pesadas.
    Gostei da dica.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo bem ???
      Esse livro, definitivamente, é uma boa pedida para os momentos em que precisamos de algo mais leve em nossa rotina de leitura. As vezes é bom ler algo para distrair a mente né ?!
      Fiquei muito feliz por saber que gostou da dica !!!

      Excluir
  5. Adorei a resenha e fiquei muito interessada em ler o livro, só não entendi as três estrelas de avaliação. O que você não gostou na história?

    Beijos ^-^
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, tudo bem contigo ???
      Para entender a nota que dei para essa obra eu preciso te dizer que, normalmente, não sou a maior fã de livros que seguem esse estilo, ou livros que possuem uma temática mais adolescente. Esse livro, porém, foi uma descoberta e uma grande surpresa pra mim, pois adorei a história. A nota foi dada pois, apesar de ter gostado da história, não é o tipo de livro que eu considero maravilhoso, que muda a minha vida, que me agrada imensamente, entende ???
      Ele é um livro gostoso de ler, fofo e cheio de uma graça cativante, mas para mim, não é uma história que mudou a minha vida, rsrsrs, por isso as três estrelas !!! XD

      Excluir
  6. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro e nem conhecia a autora. Sua resenha me deixou bem animada para lê-lo, parece ser um daqueles livros que a gente lê rapidinho e fica com a sensação de quero mais ou não quero que acabe nunca rsrs.
    Pretendo conferir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que gostou da dica !!!
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa obra !!! ;)

      Excluir
  7. Nunca havia lido nada a respeito mas a mistura de tantas emoções envolvidas me deixaram curiosa para conhecer a escrita da autora e gostei demais dessa capa. Vai para lista de desejados sem divida.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem ???
      Essa capa é muito linda né ?! Fiquei apaixonada por ela !!! *-*
      Se conseguir conferir essa história, não esquece de voltar aqui para me dizer o que achou. Adoro bater um papo com vocês sobre os livros que resenho aqui !!!

      Excluir
  8. Não conheço a autora, mas gosto de livros com esse tema. Gosto quando o leitor vai descobrindo as coisas junto com o personagem e quando você se identifica com ele a leitura flui de uma forma maravilhosa.
    Obg pela dica ! Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane, tudo bem ???
      Não existe nada melhor do que se deixar cativar pelo personagem ou história, a experiência de leitura muda completamente né ?!
      Fiquei super feliz por saber que curtiu a dica !!! ;)

      Excluir
  9. Oi Izabel,
    Não conhecia a autora muito menos este livro. Achei um enredo bem leve e com certeza cheio de descobertas ao longo da leitura. A capa está divina.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aichha, tudo bem ???
      Essa capa é lindona né ?! Adoro esse estilo de capa, lembra um pouquinho o estilo das capas da série A Seleção !!! ^^

      Excluir
  10. Oi!
    Agora estou bem curiosa sobre esse livro, parece ser uma historia profunda e linda, mas ao mesmo tempo leve, gostei muito de temos um livro reflexivo e fiquei curiosa para ver como a autora ira tratar os temas abordados nesse livro, achei interessante essas pequenas mensagem e fiquei curiosa sobre esse mistérios do passado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana, tudo bem ???
      Fiquei super feliz por saber que curtiu a dica. Espero que tenha a oportunidade de conferir essa história !!! ;)

      Excluir