Transformers: O Último Cavaleiro - Crítica

Transformes: The Last Knight

Lançamento: 20 de julho de 2017
Com: Mark Wahlberg; Isabela Moner; Anthony Hopkins; Laura Haddock 
Gênero: Ação; Ficção Cientfícia

Na última sexta-feira (14), o Estante Diagonal foi convidado para conferir a cabine do novo filme da série Transformers. Nessa sequência  temos um crossover - não sei se posso chamar assim - entre Cavaleiros da Távola Redonda e robôs alienígenas com a direção de Michael Bay.

Em O Último Cavaleiro, somos levados para Idade Média, até a época de Rei Arthur e seus cavaleiros, para conhecer a lenda sobre o cajado de Merlin e sua ligação com os autobots. Milhares de anos depois, seguindo a sequência do último filme, Optimus Prime já não está entre nós. Os Transformers são considerados inimigos dos humanos e inclusive é criada uma força tarefa mundial responsável por caçar e destruir os robôs. 

O restante do filme gira em torno de uma grande guerra que está prestes a eclodir na Terra podendo significar o fim de todo o nosso planeta. Só que se depender de um grupo um tanto improvável, eles não deixarão isso acontecer: o foragido Cade Yeager (Mark Wahlberg); uma garotinha órfã de 14 anos, Izabella (Isabela Moner); um lorde inglês (Anthony Hopkins); Vivian, uma professora da Universidade de Oxford (Laura Haddock); e claro, Bumblebee e outros Transformers unem suas forças nessa grande batalha.


Como todos os filmes da série, o forte da produção são as batalhas e os efeitos especiais. O filme foi todo filmado com câmeras IMAX 3D, o que pode ser um ponto forte quem for em salas próprias para essa tecnologia. Agora quando paramos para analisar o roteiro e a construção dos personagens dá vontade de pedir reembolso das duas horas e meia que perdi da minha vida.

O que temos no quinto filme é uma mistura muito louca - por falta de expressão melhor - de várias referências. Podemos citar desde Os Cavaleiros da Távola Redonda - a mais óbvia - até Star Wars e Gonnies, no meio desse rebuliço todo. Os personagens brotavam na história na mesma velocidade que sumiam. No final das contas não é possível nem criar uma sequência lógica para contar o que foi passado. Acredite, eu tirei leite de pedra para desenvolver a sinopse acima.

Como expectadora, o pior de tudo foi como eles não souberam lidar com as personagens femininas. A atriz Isabela Moner que interpreta a personagem Izabella (com Z) é uma ótima atriz mirim e vejo grande potencial nela. Eles tinham tudo para aproveitar esse grande talento, no entanto, Izabella simplesmente aparece em alguns lugares sem explicação nenhuma, da mesma forma que some e fica em "nenhum plano" a maior parte do filme. Já a professora Vivian é vendida ao longo do filme como a grande heroína, mas a interpretação fraca da Laura Haddock não convenceu nem um pouco. Acredito que a construção ruim dos personagens não ajudou muito. O que eu senti foi uma tentativa de utilizar a imagem do movimento "girl power" para ganhar a graça do público sem realmente desenvolver isso na história. 

Eu poderia dizer que Anthony Hopkins salva o filme, mas quem sou eu para colocar todo esse peso nas costas dele. Os personagens (todos!) foram jogados na história de qualquer jeito e fica até difícil tirar qualquer conclusão sobre eles ou mesmo das atuações. Na metade do filme, a minha empatia com os personagens era zero e eu só queria que o filme acabasse.




Para quem não está atrás de um bom roteiro e quer ver "umas boas lutas" também pode acabar se decepcionando. O filme se perde nesse enredo mal construído e não tem muito tempo para desenvolver as batalhas, além dos momentos de ação não serem tão empolgantes. Já para os curiosos do pós-créditos, existe apenas uma cena no comecinho dos créditos que deixa a história em aberto para uma continuação.

A sequência do filme está prevista para 2019 e - graças ao Optimus Prime - estão escolhendo outro diretor. Antes disso, os fãs da franquia poderão conferir o spin-off de Bumblebee em 2018 - que inclusive teve algumas cenas da sua história jogadas no meio dessa bagunça que foi O Último Cavaleiro.  Para quem ainda assim ficou interessado, a estreia no Brasil acontece dia 20 de julho, mas em algumas cidades será possível conferir a pré-estreia um dia antes.

34 comentários

  1. Olá !!!
    Confesso que nunca gostei de Transformers que só assistia obrigada por meu irmão

    Mas a história em si é bem legal !
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Só falta eu assisti esse. Me falaram que realmente pecaram muito no roteiro e que não teve conteúdo. Eu gostei muito do primeiro, mas não tanto dos outros da franquia. Eles realmente trabalham bem os efeitos e é um ponto positivo. Se for assistir, vou esperar sair do cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay! Meu caso é exatamente o mesmo. As vezes é legal ver esse tipo de filme para fugir um pouco da realidade, mas o roteiro desse tá impossível. Muito confuso! Acho que foi culpa do Michael Bay...

      Excluir
  3. Oi!!!! Não acompanhei os filmes transformers, então não posso opinar sobre esse. Que pena ter decepcionada em algumas coisas. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei a assistir todos e para mim esse foi bem ruim. Pior que eles tinham tudo para fazer algo bom!

      Excluir
  4. Oi Nina, tudo bem?
    Eu até gostei dos dois primeiros filmes da franquia, mas o último me deixou bem desanimada, apesar de eu curtir bastante esse estilo de filme de efeitos especiais e ações e sem muito conteúdo. Foi muito bom ler sua resenha sobre, não perderei meu tempo indo ao cinema, no máximo irei assistir quando tiver atoa em casa mesmo! hahaha ótimo post!

    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claris! Se roteiro não fosse tão confuso, eu até falaria para você ir ver no cinema :/ Mas vale a pena conferir depois e ter suas proprias conclusões. Vi algumas críticas falando que esse é o melhor dos piores. Mas não acho que isso seja um elogio haha

      Excluir
  5. Olá!!
    Eu só assisti ao primeiro filme dessa franquia e até gostei, mas nunca me interessei em ver os outros, apesar de fazerem muito sucesso. É claro que quando a gente vai assistir a um filme assim não esperamos que seja obra prima, mas que pelo menos tenha um roteiro, não ótimo, mas pelo menos plausível e pela sua crítica vejo que não há quase nada nesse filme que faça comprar um ingresso. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Jéssica. Um roteiro minimamente coerente é única coisa que pedimos, né?

      Excluir
  6. Oi Nina!
    Fiquei decepcionada ao ler tua crítica. Eu sou super fã da franquia e estou muito triste em saber que o filme foi produzido dessa maneira, sem um roteiro decente. Pelo trailer eu já não conseguia entender muito qual era o foco do filme. Eu esperava bastante da personagem Izabella, uma pena que também não foi explorada como deveria!
    To triste, mas mesmo assim vou perder um tempo olhando essa porcaria!! hahahahaah!
    Bju grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perca mesmo, Lê. Acho que quando a gente gosta de algo tem que ver do mesmo jeito. Assim, é "assístivel". Mas para mim, de todos os filmes da saga, esse foi o mais fraco em termos de roteiro. E as Izabella não ter sido explorada como a grande heroína dessa história foi o mais decepcionante. Parecia que ela estava ali só por estar :( Depois que assistir, vem me contar o que achou! Beijos

      Excluir
  7. Olá, acredita que eu nunca vi nenhum filme da franquia? Sempre quando eu ia no cinema nesses últimos meses passava um trailer de O Último Cavaleiro e seja pelo design que chama muita atenção ou pela expectativa dos fãs, o filme prometia. Fico triste que os personagens sejam superficiais e o roteiro seja confuso, pois pretendia assistir. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles conseguem vender muito bem a saga, né? Eles conseguiram consolidar o nome da franquia no mundo todo. A sua mega produção também ajuda bastante as pessoas a se sentirem interessadas. Também acho uma pena eles não terem cumprido com a expectativa que criaram. Um roteiro minimamento organizado é o mínimo que um fã de cinema quer. Beijos

      Excluir
  8. Ainda tem filmes dessa franquia? Gente...nem sabia desse filme. E olha, não me chamou a menor atenção pra ver. Parece ter tantos furos, tanta coisa que não veria graça...
    Esse negócio de construção de personagem e toda a trama em si não tá parecendo muito bom. Acho que já não vejo é graça mesmo nesse assunto porque os que assisti perderam todo o encanto pra mim pelas histórias sem muita coisa alem de ação e lutas pra preencher tempo. Não tem muito nesses filmes, cara =/
    E nossa, adoro quando fazem uma personagem bem Girl Power, mas se isso não é bem desenvolvido não tem a menor graça. Fica bobo...
    Ahh, não acho que veria esse filme mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Cris. Ficou bobo! Eles tinham tudo para desenvolver uma história muito bacana, mas decepcionaram legal. Eles podiam balancear um pouco esse negócio de ação e história, né? Eu até que gostei dos outros, como você disse, só ação. Mas nesse eles se enrolaram tentando contar uma história do passado super nada a ver e não deram conta nem da ação, nem da história --'

      beijos

      Excluir
  9. Só vi o primeiro transformers e nunca mais... Não gostei muito não.
    Nem sabia que ainda estavam lançando mais filmes! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nina!!
    Gostei muito da sua critica, por mim os filmes de Transformers teriam parado no segundo filme!! Pois a partir do terceiro as coisas só ficam mais confusas!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Marta, acho que esse é um mal dessas continuações que cismam em se estender de mais :( Acaba perdendo virando um bagunça, porque não tem um trajetória bem elaborada. Só querem lançar filme por lançar para ganhar alguns milhões. Espero que o spin off do Bumblebee seja melhor! Bjs

      Excluir
  11. Olá, Nina.
    Acho que essa franquia já deu o que tinha que dar. Eu mesmo só gostei do primeiro. Mas quando alguma coisa dá certo eles insistem até a coisa desandar. Eu não vou assistir, mas tenho certeza de que muita gente vai assistir e vai gostar da confusão hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que também acho que um monte de gente vai gostar hahaha tem gosto para tudo, né? É fogo quando as produtoras não sabem quando parar ou ter mais cuidado com as sagas que se comprometem fazer. Isso chega a ser até um desrespeito com os fãs de verdade :(

      Excluir
  12. Olá!
    Gostei muito do primeiro filme de transformers, mas não gostei das continuações. Algumas eu nem me lembro se assisti. ahahha
    Já não estava animada pra assistir o filme, depois ler seus comentários então, desanimei mesmo hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Uma pena essa decepção tão grande hein!
    Confesso que só assisti o primeiro filme e gostei. Mas não me animei a me aventurar pelas sequências.
    Foi bom saber o que esse novo filme nos traz e se eu for assistir, vou com um pé atrás. Sem criar muitas expectativas rs
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez com a expectativa mais baixa, você até curta mais do que eu. Mas tá difícil :(

      Excluir
  14. Vou assistir, mas não no cinema não foi gastar dinheiro já que é uma grande decepção vou assistir na TV mesmo para poder dar minha opinião. Na minha opinião a partir de quando começa com essas trocas de atores já vai perdendo a graça, agora então com esse enredo fraco, desanima. E sem falar nos atores que nem eles se salvaram é uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto muito dos filmes de Transformes, então nem deve ver esse filme. Mas é uma pena que ele esteja tão ruim em comparação aos outros da série. Pelo jeito o roteiro desse filme não funcionou muito bem, e é uma pena que os personagens não são bem construídos :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Só vi o primeiro filme e gostei bastante. Mas acabei não assistindo os demais. Gosto dos efeitos especiais e da ação, mas uma pena saber que o enredo desse, não é bem construído, assim como a atuação dos personagens.
    Talvez venha a assistir, mas somente depois que sair do cinema.
    Muito boa sua crítica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nina
    Não acompanho estes filmes porque realmente não consegui gostar da ideia de um carro que vira robô. Uma pena que não te agradou.
    Bieijos

    ResponderExcluir
  18. Nunca assisti todos os filmes desta franquia, lembro de ver alguns pedaços quando passa na TV, mas confesso que não sou muito fan, e por isto acabado não reparando nesses mínimos detalhes a respeito de como a personagem aparece e some sem um motivo especifico, mas pelo que me pareceu foi bem além disto, pois a premissa e foi bem construída, porém a forma como desenvolveram não foi bom o bastante para convencer o telespectador, pretendo sim assistir a este filme, e me preparar para a decepção.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Nina! Que pena que o filme foi uma decepção. Eu só assisti o primeiro filme da franquia, mas não me interessei pela história e por isso não dei continuidade. Que louco isso de misturar várias referencias de outros filmes hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Quando lançou o trailer do filme, fiquei bem alegre, magnetica por saber que haverá mais um filme de Transformes, porém fiquei bem receosa por uma parte porque não sei se irá me agradar essa nova adaptação, os outros eu fiquei encantanda e apaixonada, mas espero que esse me deixe bem maravilhada como os outros.

    ResponderExcluir
  21. Nina!
    Assim... mesmo que o filme não tenha um bom roteiro e tenha feito a 'maior salada' misturando várias outras histórias, gosto sempre de assistir as lutas e guerras travadas pelos transformers, é sempre uma diversão despretenciosa e claro, se tem Anthony Hopkins, nem dá para perder, mesmo que as mulheres não tenham sido tão 'valorizadas' no filme.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  22. Eu já assisti todos os filmes de Transformers, não tinha assistido o trailer deste filme ainda, mas após ler seus comentários sobre o filme e assistir o trailer, fiquei interessada em assistir Transformers: O Último Cavaleiro, mas é uma pena que este filme é um pouco decepcionante, irei assistir sem muitas expectativas.

    ResponderExcluir