Resenha: Belas Adormecidas

Título Original: Sleeping Beauties
Autores: Stephen King, Owen King
Ano: 2017
Editora: Suma
Páginas: 728

Menos de um mês após ser lançado nos Estados Unidos, estamos finalmente recebendo Belas Adormecidas, a nova novela de King e seu filho mais novo. Stephen King é o mestre do terror e continuará sendo por muitos anos, todos também conhecemos a capacidade do seu filho Joe Hill para a literatura e na sucessão do seu pai no gênero, mas em Belas Adormecidas somos apresentados a Owen King, que já lançou outros livros, mas nada tão expressivo como este que faz junto com seu pai. Nenhuma outra publicação fora traduzida para o português ainda e eu mesmo nem tinha conhecimento de que outro filho de King era escritor, saber deste lançamento, sem dúvidas, foi uma surpresa.

Belas Adormecidas falará sobre a Epidemia Aurora, uma doença inexplicável que faz mulheres adormecerem para sempre dentro de casulos. Os primeiros capítulos serão narrados intercalando o passado e o presente, ora entre as detentas do sistema prisional feminino de Dooling conversando, ora entre as cenas de um assassinato praticado por Evie Black. Na prisão, Evie se mostra uma detenta especial, ela consegue dormir e acordar, sem ser presa pelo sono profundo que faz as outras mulheres do mundo usarem todos os tipos de substância, legal ou proibida, para que não fechem os olhos eternamente. Clinton Norcross, psiquiatra da cadeia, é chamado pelo chefe da prisão para analisar o caso de Evie e descobrir se ela pode ou não, ser uma das principais chaves desta trama.

Enquanto isso as pessoas estão completamente foras de si e o caos fora instalado, mulheres usando drogas para não adormecerem e homens apavorados vendo suas esposas, filhas e mães sendo tomadas por uma membrana desconhecida, sem a menor ideia de se um dia poderão toca-las novamente. Com o desespero vários boatos surgem, dentre eles, algumas pessoas acreditam que caso queimem as mulheres adormecidas o vírus não seria propagado para as demais e assim começam a assassinar mulheres e diversos incêndios começam a acontecer pelo mundo. O conflito entre aqueles que desejam proteger suas mulheres contra a Brigada do Maçarico está quase iniciando uma guerra.



Além de lidar com a detenta que possui superpoderes, usando-os para ameaçar pessoas ou controlar a mente daqueles que estão acordados, Norcross precisa mediar o conflito da população enfurecida, que tenta descobrir o que existe de tão importante dentro da cadeia da pequena cidade de West Virginia. O que essas mulheres sentem enquanto dormem? Estariam elas adormecidas para sempre? Elas morreram? Será que um dia elas irão acordar novamente? O que é preciso fazer para que isso aconteça? O que provoca o sono delas? O que fez com que as mulheres de todo o mundo adormecessem eternamente? Queimar essas mulheres realmente resolverá o problema? Essas são as perguntas que ditam o ritmo do livro e por onde caminha o mistério existente nele. 

Belas Adormecidas é um livro grande, com mais de 700 páginas e logo nas primeiras, antes de ingressar no prólogo, os autores incluem algumas páginas dizendo quem serão os mais de 30 personagens da obra. A primeira metade trata da introdução da problemática do livro e de como cada personagem será inserido nela, o que deixa a narrativa bem arrastada no seu começo, o que provoca o maior problema da obra na minha opinião. Em diversas partes em que a história está em um ponto alto, ela é esfriada por uma troca de capítulo e o início da história de um outro personagem, porém, após a metade, o livro entra em uma parte mais fluída e com cenas mais objetivas.

É interessante o quanto o enredo não esconde nada em nenhum momento, King e Owen não se preocupam em criar um assassino misterioso ou uma cena com algo obscuro, tudo é muito transparente e o mistério gira exclusivamente em torno da doença, que é o problema central do livro. Saber como ela será resolvida e o que ocorrerá em cada uma das relações interpessoais é o enredo de Belas Adormecidas, o que eu acho sensacional. Dois escritores que não precisam criar alguma morte, mistério ou utilizar de um clichê literário para prender seu leitor é realmente genial. 

O livro tem diversos assassinatos e partes de alta tensão, mas não é como aqueles livros extremamente sangrentos que King faz. Ele está perto de obras como Insônia e Sob a Redoma, inclusive com easter eggs desses inseridos nessa nova obra. Quem gosta desses dois livros sem dúvida vai adorar Belas Adormecidas. Para o meu gosto literário, que prefiro uma pegada diferente, achei que faltou algo a mais. Acredito que poderia ter mais sangue, mais mistério, mais terror, mas como disse, isto é algo do meu gosto. Acho que a estrutura criada para ele foi muito interessante, mas monótona e acabou prejudicando muito o andamento da leitura, os autores poderiam ter sido mais diretos e economizado umas belas 200 páginas. 

Ao mesmo tempo, entendo que a principal ideia era inserir o leitor nesse mundo de doenças estranhas e lutas entre sexos, e que para tudo ser bem explicado eram necessárias todas essas introduções e quebras de ritmo que o livro possuí. Por este lado, é inegável que King é o melhor em criar novos mundos, pessoas e epidemias, tornando-as completamente plausíveis. Ele, em parceria com o filho, não deixa nenhuma falha naquilo que se propõe, revela muito bem o problema e a solução do enredo, como por exemplo as últimas páginas do livro, que são dedicadas a uma explicação de o que aconteceu com cada um dos personagens e como eles ficaram após o final. 

Temas atuais também são abordados no livro, tornando-o bastante propicio em alguns aspectos. Um exemplo disso é o feminismo, o que torna a obra dos Kings uma bela crítica social contra a sociedade machista. Na história as mulheres são o único alvo da doença e em certo momento passam a ser alvo dos homens diretamente. Evie tem uma fala muito boa onde comenta isso, ela diz: os homens nos mataram durante a vida toda, agora eles pelo menos têm um porquê para fazer isso. Em outra parte, Evie fala para Norcross algo muito verdadeiro e que pouco pensamos, ela diz que se fossem os homens os adormecidos, as mulheres poderiam usar sêmen de bancos para engravidarem e dar continuidade à humanidade, mas os homens não poderiam fazer nada, o mundo apenas acabaria. Evie que faz o papel de militante do assunto, mas não fica claro o que a sociedade de Dooling e o mundo, pensam sobre o ataque contra mulheres. 

Belas Adormecidas não correspondeu totalmente as minhas expectativas de um belo livro de terror, em contrapartida, é uma ótima trama de ficção, inclusive faz muito bem o papel de distopia. É um subgênero do horror que mexe com nossos medos e com as inseguranças de um futuro incerto. Sempre vale a pena ler livros que levem o nome de Stephen King e esse não é diferente, mas se serve como dica, ajustem suas esperanças. Vários livros de King já tiveram adaptações tanto para televisão como para o cinema e a impressão que eu fiquei deste livro foi que daria um magnifico seriado de TV e para a minha surpresa, será. A Anonymous Content já adquiriu os direitos para a adaptação antes mesmo do lançamento do livro, o que é ótimo, pois o enredo tem informações demais para serem resumidas em apenas 2 horas, como normalmente se faz em um filme, nós como fãs ganharíamos demais com essa produção. 

Como eu li o livro em inglês, pelo Kindle, para aproveitar o lançamento americano e tê-lo antes, não consigo fazer a comparação de tradução com a edição brasileira ainda não lançada, nem falar sobre como ficou a edição e capa do livro, o que posso dizer é que dessa vez o nome ficou bastante coerente. Você poderá conferir melhor as minhas impressões sobre a leitura através deste vídeo. O livro chegou a nossas livrarias no dia 16 de outubro, para abrilhantar ainda mais o mês do terror.

28 comentários

  1. Quero muito ler esse livro. Achei super interessante que ele foi escrito com o filho do King.
    Ele e Ligações Perigosas estão na minha lista. Só fico um pouco apreensiva quando você diz que faltou algo. Medo de me decepcionar com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Querendo ler já!!! Estou adorando descobrir os filhos do King, pois até este mês não conhecia as obras de nenhum dos dois!!!! Quero ler algum livro deles logo!!!! ^^
    Adorando as dicas de vocês!

    ResponderExcluir
  3. Vi este livro entre os lançamentos, mas ainda não havia lido nem uma resenha referente a história dele.
    Sempre leio muitos comentários positivos referentes aos livros de Stephen King, achei bem legal este livro ter sido escrito por ele e seu filho mais novo. Sua resenha me deixou muito curiosa para ler este livro, a história parece ótima, adicionei Belas Adormecidas em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Adoro os livros de King, mas ainda não tive oportunidade de ler nada de nenhum dos filhos. Achei bem interessante a premissa do livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gosto bastante de livros de terror e suspense e fique bem empolgada para ler esse calhamaço.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Amo os livros do King mas sempre achei que ele prolonga demais as histórias, se alongando demais em certas partes, o que as vezes torna a leitura monótona. Mas nem por isso vou deixar de ler!! Achei a premissa muito interessante e fiquei curiosa para saber o que causou a doença e como tudo vai ser resolvido no final. Com certeza será minha próxima leitura!!

    ResponderExcluir
  6. Finalmente, tava ansiosa para o lançamento de Belas adormecida aqui no Brasil e pretendo lê-lo.
    Terror e suspense são meus gêneros preferidos mas nunca li nenhum livro do mestre do terror Stephen King. Achei bastante interessante a sua resenha que me deixou com muita vontade de ler o livro e fiquei curiosa para saber mais sobre essa epidemia e o ataque contra as mulheres.
    E que capa é essa!? MARAVILHOSA. Já esta na minha lista de desejados <3

    Ótima resenha, muito esclarecedora!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Puxa, este é o meu lançamento mais aguardado e um dos livros que mais desejo no momento.
    Ainda não conheço as letras deste filho dele, só as do Joe(que não gostei assim tanto). Mas pelo que li acima, a marca registrada do Mestre King, de nos prender pelo psicológico, ficou meio que perdida.
    Isso não diminuiu minha vontade em ler o livro, aliás, aumentou!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Com certeza é um dos livros que eu mais desejo no momento!

    ResponderExcluir
  9. Sou fã do mestre King, adoro os livros dele...ele tem uma forma de escrever coisas bizarras de um jeito que a gente realmente consegue imaginar acontecendo. Pelo que deu para perceber Belas Adormecidas não foge muito disso, e estou louca para ler!!

    ResponderExcluir
  10. Amo os livros do King, todos que já li até agora foram ótimas leituras. Esse desde o anúncio do lançamento já conquistou meu coração. King consegue criar um universo único e bem louco em cada livro e isso é incrível.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Interessante : quando comecei a ler a resenha, pensei que seria indicado para um seriado de TV. E não é que está aí ? Fiquei curiosa e com vontade de ler. Achei a trama uma mistura de holocausto, epidemias, Inquisição( Quem matar?...Quem decide quem matar?...). E por que só mulheres ? E não é que em quase todos contos de fadas, são as mulheres que mais sofrem?

    ResponderExcluir
  13. Eu não sabia que o King tinha outro filho e que escrevia que surpresa, a família toda pelo visto são escritores interessante. Nossa achei bastante personagens mais de trinta é muito para saber quem é quem rs. Achei bem misterioso acontecer com as mulheres e estranho também, me gerou muitos questionamentos e nm tinha pensado em relação a procriar como seria, só me dei conta quando cheguei nessa parte da resenha rs. Eu também gosto de uma pegada diferente, não sei se também ficarei com a sensação que faltou algo, mas quero ler esse livro, despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Ahhh ameii, estou doida pra ler! Do King e do filho dele, gente! Além de tudo, achei interessante ter 30 personagens, isso me lembra até Game of Thrones hahaha Mas vindo do King e com esses easter eggs dos livros dele, já fico animada e com altas expectativas, apesar de na resenha você ter falado que esperava mais.. Vou tentar controlar minha expectativa hahahah

    ResponderExcluir
  15. Sou super fã das obras do King, e quero muito poder ler essa parceria pai e filho.
    Eu sempre acabo criando grandes expectativas com os livros deles, mas gostei bastante desse grande numero de personagens.
    Já estou ansiosa para comprar logo.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Confesso que ainda não li nada do King por não ser grande fã do gênero, mas fiquei bem intrigada para saber como ele conseguiu desenvolver toda a trama já que é bem extenso e contém muitos personagens.
    Sempre ouço falar muito bem dos universos criados por ele e acho que aqui ele também não deixou a desejar em nada!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito interessante (estou participando do sorteio)

    ResponderExcluir
  18. Oi! Eu também não sabia que o filho mais novo do King era escritor. Foi uma grande surpresa para mim também. Não pude deixar de notar uma pequena semelhança desse livro com "Mestre das chamas" (do filho do King haha) na qual um vírus desconhecido se propaga sem nenhuma explicação lógica, e as pessoas começam a matar todos os infectados. Acho muito ruim quando estamos lendo algo freneticamente e do nada começa um novo capítulo totalmente diferente. Esse é um dos motivos por eu ainda não ter terminado de ler GoT hahah Enfim, quero muito ler o livro, apesar de comprido. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada por Stephen King e estou louca pra ler esse lançamento dele!!! Pena que sempre os livros dele são meio caros aqui no Brasil :( a gente que é fã desse autor sofre mas n conseguimos deixar de montar a estante hahaha

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não li nada desse autor mas tenho um desejo enorme de lê os livros dele. Esse me deixou super curiosa com a trama envolvida, os suspense, os mistério que faz com que o leitor procure descobrir o que se passa com essas mulheres e porque de dormirem. Estou desejando ter!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  21. Bruno!
    Na verdade nem todos os livros do King (e de sua prole) são de terror, alguns são mesmo de ficção com um jeito de thriller psicológico e acredito que é o caso aqui do livro, onde há uma série de novas doenças, o conflito entre os sexos, os mistérios em relação aos assaddinatos e por aí vai.
    Gostei de ver que há uma introdução falando sobre as diversas personagens, o que deve facilitar o entendimento.
    Desejo uma semana maravilhosa e florida!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  22. Cara que viagem esse livro! Muito sinistro!!!
    Ainda não li nada do King, tenho vontade mas sou bem cismada porque sou bem medrosa saca? rs
    Mas me interessei muito nessa história, espero que prenda do começo ao final porque 700 páginas é muita coisa! Haha
    Fico pensando no desespero das pessoas por conta dessa doença, a raça humana estaria mesmo diante da extinção. A capa é lindíssima!
    Legal saber da série, mesmo que não tenha a oportunidade de ler o livro, vou com certeza dar uma chance pra série!
    ;)
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Tinha visto esse livro nos lançamentos e estava louca para ler. Não sabia que tinha tantas páginas assim, mas a premissa é muito interessante. É bem verdade que o King sabe escrever uma história, mas acho que tem coisas desnecessárias que não precisavam ser postas na trama, pelo menos em relação a outros livros que eu li. Acho que isso é um fator para não ler tanto os livros dele.
    Essa das mulheres que dormem e vivem num casulo é bem interessante e tem uma pegada e distopia mesmo. Não gosto quando tem muito sangue na história, então isso é um fator positivo pra mim.
    Vlw pela indicação
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruno,
    Se Stephen King sozinho já escreve histórias incríveis imagine na compainha de uma de suas proles?!
    Apesar de ter pouca experiência com o mestre do terror consigo ver em cada sinopse de seus livros sua impressionante capacidade com a escrita. Sempre que um autor aborda doenças ou epidemias a gama de desfechos é enorme e nem sempre satisfatória, mas Belas Maldições tem uma premissa com muito pontos interessantes e que me deixaram muito curiosa. King e Owen exploram o medo e a histeria fora de controle e isso trás uma certa realidade para a trama, pois o ser humano em meio a uma crise não sabe agir de outra forma que não pelo impulso ou egoísmo. Por o livro ter muitos personagens e pela forma de narrativa escolhida é compreensível que algumas partes (principalmente o início) seja mais lenta. Ainda assim é uma história que me fascina e quero muito poder ler.

    ResponderExcluir
  25. Gente esse livro é cheio de perguntas, será que tem todas as respostas???....Hummm, estou curiosa para ler este livro Belas Adormecidas.

    ResponderExcluir
  26. Eu sou apaixonada pelos livros do King e ter a oportunidade de ler uma obra escrita por ele e o seu filho é fantástico. A abordagem do King em deixar tudo transparente, mas com aquele toque de mistério, me fascina kkkkk Estou louca pra ler esse livro e mais ansiosa pela série.

    ResponderExcluir
  27. Não tinha ouvido falar do livro mas li sua resenha e achei interessante a premissa do livro, fiquei curiosa e com vontade de ler. Espero ter a oportunidade de lê-lo. Adorei a resenha *-*

    P.S: A família King é muito talentosa bicho hahaha

    ResponderExcluir