Divergente - Crítica

Divergent

Lançamento: 17 de abril de 2014
Com: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet 
Gênero: Ficção Científica - Ação - Romance

Ansiedade é pouco para o que eu estava sentindo antes da pré-estreia de Divergente. Quando lemos um livro que vira série ou filme, sempre criamos uma expectativa enorme. Será que vai abranger as partes essenciais do livro? E os personagens, serão como a descrição? Enfim, tudo é um suspense, uma incógnita. 

Ok, chegou o dia! O filme iniciou, e posso afirmar agora, sim, este filme foi fiel ao livro. Óbvio que é impossível passar para 2h de filme, 504 páginas de detalhes e mais detalhes. Mas como fã da série, não saí decepcionada do cinema, pelo contrário... Saí querendo ver novamente!

Shailene Woodley é a atriz do momento. Achei a atuação dela incrível, fiel e tocante. Impossível não se emocionar com ela em mais de uma cena, pois ela consegue passar exatamente o sentimento, seja ele dor, amor, ódio. Uma boa atriz.

Theo e Shailene tem uma química inegável. Tem certos pares românticos que assistimos, que simplesmente não rola, e não é o que acontece aqui. E o que falar de Theo James como ator? Adorei ver a evolução dele no personagem. De misterioso e rude no início do filme, para carinhoso e preocupado mais para o final. Kate Winslet como Jeanine Matthews ficou igualmente bom. Ela se mostrou uma ótima vilã, com as expressões faciais firmes, sem exageros, demonstrando o controle descrito por Verônica Roth.


Além dos atores incríveis (nem comentei sobre Zoe Kravitz, Maggie Q, Jai Courtney e a própria autora!), outra coisa que achei muito bem detalhado e fiel ao livro são os cenários. O cenário onde é feita as escolhas de facções é incrível. A cena em que Tris e Quatro sobem na roda gigante é grandiosa. E o que falar da cena da tirolesa? Tris passa por essa incrível experiência, levando os telespectadores de carona! É realmente incrível de ver!

A trilha sonora deste filme é amazing. Sério, eu sou amante de música e olha... realmente pode afundar ou colocar lá em cima um filme. No caso de Divergente, deu uma emoção extra. A cena em que Tris vê a galera da Audácia pela primeira vez, todos pulando do trem em movimento, através da música, conseguimos sentir a mesma vibração que ela está sentindo. Podemos ver o brilho nos olhos dela, e sentir o que está se passando no seu íntimo, já antecipando uma possível escolha de facção. Não apenas nesta cena, mas em todo o filme, a trilha sempre passou um sentimento coerente com as cenas.

Não vou falar sobre a história especificamente, você pode conferir a resenha do livro aqui no blog, mas acho que vale destacar que o enredo do filme ficou muito bem trabalhado. Particularmente acho incrível este livro, que vai muito além do romance de Tris e Quatro. E isso fica muito claro, já que as cenas de romance não são muitas. A questão de um futuro pós-guerra, as escolhas que cada um deve fazer e a oposição ao governo atual. Oposição esta, que não mede esforços para ter o que quer. São questões sociais fortes, e que nos fazem pensar.



Achei que a parte final ficou um pouco corrida, mas, como é um livro grande, não tinha outra maneira de ser feito. Mesmo eu tendo essa percepção, nada ficou sem explicação ou fora do contexto. Algumas cenas foram modificadas do livro, principalmente no final, mas nada muito gritante.

Ellie Goulding tem três músicas entre a trilha sonora, sendo “Beating Heart” composta especialmente para o filme, confirmada por ela à MTV Americana. Além de Ellie, temos outros artistas incríveis como Snow Patrol e Zedd, não é de se admirar a qualidade do som. Com certeza ainda verei muitas vezes Divergente antes das já confirmadas estreias de Insurgente e Convergente. O próximo filme tem data prevista de estreia para dia 20 de março de 2015 e Convergente que será dividido em dois filmes, sem datas de estreias ainda. Espero que todos gostem do filme, assim como eu e a Joi gostamos e adoramos!

Deixe-nos a sua opinião sobre o filme!
Até a próxima! XO!

22 comentários

  1. Nossa, a quimica entre o Theo e a Shay é mesmo inegável. Mas não acho que a Shay é a Tris perfeita. Ela tá mais para Hazel Grace, infelizmente =( E a Kate como vilã? Nossa, dá raiva dela!!! Mas tb não achei o filme fiel ao livro não. Para começar que todo mundo já sabe o que é a grande revelação do livro: a Erudição. Todo mundo já sabe que eles andam controlando tudo e que a Jeanine tá por trás disso. Não curti. Depois que o Quatro tb já sabia que a Tris era Divergente. Enfim.. gostei mt dos figurinos tb!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel! Eu curti muito a Shay como Tris, acho que o toque dela "não ter muito jeito" para ser Tris, fez ela representar bem!

      Olha eu li o Divergente duas vezes, uma seguida da outra hahaha e senti fedelidade sim do livro, claro teve um detalhezinho aqui e ali que podem ter dado um seguimento melhor para o filme, e outros que tbm achei desnecessário mas não notei nenhuma mudança drástica, então posso dizer sim que foi fiel vai.

      O trailer na real da muito spoiler né, coisa que poderia ser guardada para ser relevado durante o filme né. Mas....

      O Quatro já tinha sacado que ela era Divergente assim como no livro ele descobriu bem antes, e ela ter descoberto só quando eles estão la "manipulados" dentro do trem e a cena em que ele pega na mão dela, nossa me emocionei junto! Hahaha eu amei <3

      Beijos Joi

      Excluir
  2. Oi, Flor! Tudo bom?
    Aiii, que sorte dela viu, eu com certeza iria adorar se um homem desses me salvasse! Não posso fazer muitos comentários da história ainda, porque não li os livros, e quero muuito mesmo, principalmente depois de ver o trailer no cinema, ele me arrepiou até os dentes! Cobri a boca e quase dei um grito dentro do cinema, meus amigos ficaram me olhando como se algo tivesse me assustado, AHAHAH!
    Estou concorrendo a ingressos no blog da Ticilinda, espero muito ganhar pois quero muito assistir, tanto a ponto de assistir antes de ler *--* ai ai viu! O post e as imagens só aumentaram mais ainda minha necessidade, pior que o resultado do sorteio vai demorar uma vida pra sair!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Ainnn Lili o que falar né? Divergente foi minha melhor leitura de 2013 - Mas serei o mais breve possível no comentário!

    Todos sabemos que livro>filme, então ter uma expectativa alem do esperado já passa a ser demais, acho! Mas de um modo geral eu amei a adaptação e com certeza vou tentar ver de novo para não perder nenhum detalhe.

    O filme tem a trilha sonora maravilha, figurino totalmente fiel, fotografia e cenários nem se fala (só esperei um pouco mais so fosso e do abismo). Sobre o enredo teve sim algumas mudanças mas senti mais como necessidade de ter uma liga entre a trama (para os que nao leram o livro entenderem) e não para mudar totalmente a historia.
    Alguns detalhes acheis geniais outros até desnecessários. Mas como disse nada que comprometesse o entendimento.
    Então posso dizer sim, que Divergente o filme foi fiel ao livro. Na medida do possível eles não deixaram coisas grandes passarem e eu amei!

    A interpretação do Theo é perfeita, não consigo imaginar outra pessoa para o papel de Four, e a voz dele é sensacional. Já a Shai apesar de muitos ter achado fraca sua atuação eu gostei dessa personalidade doce da atriz passada para a personagem, pois eu imaginei realmente assim, uma pessoa que vai crescendo e se descobrindo aos poucos, assim como a Shai fez no filme.

    As cenas de luta foram bem legais, principalmente a cena em que os dois lutam no final. Uau!, ela lutando com ele e o derrubando passando a perna em cima da cabeça dele foi TOP demais!
    E o único momento de romance do filme foi eletrizando uma simples cena prova toda a química entre os dois. UAU que Beijo!

    Louca para ver já o próximo e sim sempre esperamos mais!

    ResponderExcluir
  4. Gente, podem me julgar, mas eu não li o livro, tão pouco o filme.
    Mas pretendo sim ver e ler, apenas estou lendo outras coisas, adorei sua postagem pois já me despertou curiosidade no casal.
    Adoro blogs assim, que fazem a gente mudar de idéia =D
    É minha primeira vez aqui, e pretendo voltar mais vezes.
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: http://sexofraldaserocknroll.blogspot.com.br/
    Bjs***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paola! Que bom que gostou da resenha, e que pudemos despertar a tua curiosidade! Tu não vai se arrepender, nem de ler o livro, muito menos do filme! Obrigada pela visita! Bj

      Excluir
  5. Adorei a resenha! Eu adorei o livro e ainda não assisti ao filme porque estava com um pé atrás em relação a ele, mas todos estão elogiando muito, principalmente a trilha sonora.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repostagem do dia 20/04 - Yara, obrigada pela visita! Realmente, a trilha sonora é incrível, cheio de músicas boas! E o filme, esta bem fiel ao livro, recomendo assistir! Bjbj!

      Excluir
  6. Aiii, sua resenha fez meu estomago formigar de ansiedade, irei ver o filme na terça com minhas amigas e tive que ler o livro rapido para não perder nada, hahaha. Gente, só de ver o trailer meu coração dispara! Blog Fan page  → Grupo de divulgação Grupo do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Alexia, que bom que consegui fazer teu estômago virar! O filme e tão incrível, que nem consigo por tudo em palavras! E difícil! depois conta o que achou do filme! Obrigada pela visita! Bjbj

      Excluir
  7. Ai, quero muito ver esse filme! *-* Não li o livro, infelizmente :/ Mas acho que irei pegar para ler assim que sair da sala do cinema! Gostei muito da sua resenha, conseguiu passar todo o seu entusiasmo quanto ao filme! Parabéns! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici, que bom que consegui passar o meu sentimento em relação ao filme! Mesmo tu não lendo ainda a série, vai amar o filme! Está amazing! Bom filme! Bjbj

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    adorei a resenha, aumentou ainda mais minha vontade ler o livro e ver o filme (não vou ver o filme enquanto eu não ler, ou assim espero, rs). Bom saber que há química entre os atores principais. Dá uma raiva quando estragam os livros que amamos com atores ruins, ou que não tem química na tela.
    E eu entendi direito, a autora participa do filme?


    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Sim, eu tenho uma raiva quando estragam nossas paixões com atores nada a ver! Que bom que te instiguei a ir atrás dos livros e do filme! Fico feliz de.saber!!! XO, volte sempre!

      Excluir
  9. Quero muuuuuito ver o filme.. o problema é: ainda não li o livro :/
    Ainda bem que gostou e que não se decepcionou!
    Beijinhos, Míriam

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam, te digo viu... Não tem como se decepcionar...o filme tá mto bom! Assiste mesmo... :) bjbj

      Excluir
  10. Oi Joi, tudo bem?
    Ainda não li esse livros. :/. Acredito que sou uma das únicas, por isso quero muito ler antes de assistir o filme. Mas pelos comentários positivos acho que a adaptação foi bem feito. Vou correr logo com essa leitura.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, aqui é a Lili. Vi bastante pessoas que não leram ainda, mas estão super curiosos, tanto com livros ou filme. Às vezes tem tantas coisas que queremos ler e assistir, que não damos conta! Mas essa série, vale a pena, tanto os livros, como o filme! Bj

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu ainda não li o livro e não sei se quero assistir o filme antes de fazer isso. O problema é que também quero ver o filme na telona. Enfim, ainda não sei o que fazer.
    Sobre o que já li e vi, acho que a atriz está com muita cara de HAZEL pra mim. Pode ser impressão, mas ela tem cara de boazinha e não de corajosa.
    Adorei a resenha do filme.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, acho que podes fazer o seguinte: começa a ler o livro, sei que vai ler em 3 dias no máximo! Haha, aí vai dar tempo de ver o filme nas telonas! Quando a Shai, acho que e isso que eu gosto nela, ela não tem cara de corajosa, mas depois que tu ler o livro, ela é realmente diferente... Então achei bem convincente! Bjbj

      Excluir
  12. Foi a única adaptação feita nos ultimos anos que seguiu fielmente a trama do livro. Ta eu posso reclamar um pouco dos atores mas deu gosto ver tudo das páginas pra tela, e o final vago que por mais que não tivesse continuação poderia parar ali? Só sei que amei.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei viu ^^ faltou sim algumas coisas, talvez ficou um pouco corrido mas eu curti demais! Beijos

      Joi

      Excluir