Resenha: Mentiras que Confortam

Título Original: The Comfort of Lies
Autora: Randy Susan Meyers
Ano: 2015
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Compre aqui

Olá leitores! Aqui é a Raíssa do O Outro Lado da RaposaA Joi me convidou para ser colunista aqui do Estante Diagonal e eu - muito feliz com a proposta - aceitei. Essa é minha primeira resenha aqui, espero que gostem!

Cinco anos atrás... Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.


Eu achei uma leitura bem mais madura do que as que estou acostumada, o que foi uma coisa boa. O livro retrata problemas palpáveis, que poderiam acontecer com um amigo, vizinho... uu até mesmo com você. Cada personagem tem seus motivos para terem tomado as decisões que tomaram em suas vidas e pelas mentiras que contaram, porém enfrentar as consequências disso acaba sendo a parte complicada da história.

Mentiras que Confortam te faz refletir sobre os caminhos insperados que vida pode tomar. Como os planos que fazemos podem acabar nem se concretizando, afinal pedras surgem em nosso caminho todos os dias, nos fazendo desviar de alguns sonhos ou objetivos. É interessante ver também, como a vida dos personagens vai se entrelaçando conforme o decorrer do livro. O livro começa com cada "núcleo" vivendo separadamente e conforme o passar dos capítulos a vida deles vai se encontrando cada vez mais.

Essa foi a primeira vez que li algo da autora e achei a escrita dela bem fluida. Você vai se prendendo cada vez mais na trama, até se ver completamente fisgado pelas palavras dela. Gostei de como Randy Susan Meyers deixou tudo muito real, isso ajudou a me conectar com a trama em um nível mais íntimo, mais intenso.

Depois de terminar a leitura fiquei com aquela sensação de familiaridade, aquela que sempre sinto quando me conecto de verdade ao livro. Enfim, é uma história real e intensa, que nos faz pensar nas atitudes e decisões que tomamos todos os dias. Afinal de contas, a vida nada mais é, do que uma série de decisões que tomamos, não é mesmo?!


Gostaria de agradecer à Joi pela confiança e credibilidade! Adorei ser convidada para escrever em um blog que gosto tanto quanto o Estante! Espero que tenham gostado da resenha e deixem nos comentários o que acharam. Beijos!

32 comentários

  1. Gente, que livro forte! Fiquei com medinho de lê-lo. Hahaha
    Acho que no fim das contas acabo preferindo leituras que me tirem da dura realidade da vida e me levem a lugares inimagináveis, então evito esse tipo de livro que parece ser muito real. Mas de qualquer forma a história parece ser muito boa :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que livros assim nos ensinam a lidar com a realidade. É o famosos "aprenda com os erros alheios". haha

      Excluir
  2. Adorei a resenha.
    Achei bem interessante o livro, abordar o assunto de problemas, e o nome me chamou a atenção, parece ser bom.
    Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raíssa!! Te conheço pelo teu blog, mas é muito bom ver você por aqui, também ;) Mentiras Que Confortam me chamou atenção principalmente pela proposta inicial (um livro mais adulto, não necessariamente romântico) e fico muito feliz em saber que você deu sinal verde para a leitura!! Vou tentar encaixar o mais rápido possível (mesmo que a capa não seja tão atrativa)*---* sobre a sinopse, achei um pouco confusa, mas adorei a resenha...
    Bjs, Juh.
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada, também estou amando escrever para o Estante. Acho que você vai curtir bastante o livro se der uma chance ;)

      Excluir
  4. Oii Raissa, tudo bem??? Muito legal participar de outro blog né? Que essa parceria seja de muito sucesso :)
    Adorei a resenha e concordo com o que você falou. Sobre a vida, já que o livro eu não li, hehehhe
    Não tenho certeza se gostei da capa, mas o título é bem sugestivo :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou gostando muito de ser colunista!
      Achei legal sair da minha zona de conforto com esse livro, iluminou minhas ideias em relação à relacionamentos.

      Excluir
  5. Já li a resenha sobre este livro, e já faz parte da minha lista de leitura, realmente é complicado quando envolve mentira, mesmo tendo motivos pra isso, como vc disse, o mais dificil de tudo isso é a consequência, quem de nós já não passou por uma situação dessa, por isso digo, não devemos julgar, cada um sabe da sua vida, enfim, fico feliz que com a resenha desse livro e parabéns porque foi ótima, beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Fiquei com medo do que está história pode me trazer, parece muito forte, mas gosto de histórias assim.
    Acho a capa muito linda.
    E o titulo instiga a leitura.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo! É sempre bom explorar esses sentimentos, é uma tarefa de auto conhecimento.

      Excluir
  7. Tambpém nunca li nada da Randy Susan Meyers e achei mtooo interessante o livro pelo que li. Tudo ligado e influenciando a vida dos personagens.
    Muito bom saber que gostou do livro e teve aquela ligação com a história,a gente termina até triste ne? Sempre querendo mais.
    Resenha otima, me deixou curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. adorei sua resenha, vc so falou pontos positivos da obra o que me deixou mais curiosa ainda para ler, ate pq eu gostei da sinopse :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a sua resenha! Bem vinda ao Estante, Rai!
    O livro parece ser algo bem maravilhoso, com um tem que eu não vejo muito e que me encantou.
    Não vejo a hora de poder ler o livro.

    Vinicius

    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vinicius. Eu também não encontro muitas narrativas assim e fiquei feliz com essa.

      Excluir
  10. Eu adorei a capa e sinopse desse livro!
    O fato de ser uma leitura madura e que nos faz refletir sobre assuntos tão importantes me atraiu ainda mais, acredito que a história se torne mais complexa e real dessa forma.
    Além disso, a forma como a vida dos personagens acaba se entrelaçando no decorrer da narrativa enriquece ainda mais a trama, transformando o enredo em algo completamente intrincado e envolvente.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, como esse livro tem informações, não é?
    Conta a história de, querendo ou não, três famílias ao mesmo tempo. Da mãe que entregou a filha para a adoção, da nova família da menininha e da esposa traída, pai da criança.
    Parece ser bem interessante.
    Abraços! | Blog Saphy | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi um ponto muito importante para o livro dar certo, o jeito como ele é contado em diferentes perspectivas.

      Excluir
  12. Já li umas duas resenhas a mais desse livro, mas apesar da história ser interesante eu não consigo me interesar o suficiente para querer ler. Acho que não é o momento certo para mim ler ele, mas daqui um tempo talvez

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha =)
    Já tinha visto esse lançamento em diversos blogs, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha nem mesmo a sinopse. E achei incrível o tema que foi abordado, principalmente por ter uma leitura direta e cheia de reflexões.
    Já adicionei em minha lista de leituras.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Raíssa, tudo bem?

    Achei a premissa do livro bem legal e adorei a sua resenha. Realmente, lidar com as consequências de nossas mentiras é a parte mais difícil. Adoro livros com histórias paralelas, que se conectam em alguma parte... é legal ver como essas histórias vão se entrelaçando.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente, esse não seria um livro que eu leria tão facilmente. Talvez não agora, pois, pelo que eu observei, o livro te remete a uma reflexão profunda e é difícil dizer quando quando estar preparada para tanto... Enfim, parabéns pela resenha. Ficou ótima!

    ResponderExcluir
  16. O livro tem cara de ser meu impactante, esse tipo de temática abordada tende a ser complexa e intensa, mas que bom que você gostou do livro, eu não acredito que eu o vá ler algum dia, mas achei a premissa muito interessante!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir