Lugares Escuros - Crítica

Dark Places

Lançamento: 18 de junho de 2015
Com: Charlize Theron, Nicholas Hoult, Christina Hendricks, Corey Stoll, Chloë Grace Moretz
Gênero: Suspense, Drama

Lugares Escuros é mais uma adaptação cinematográfica que ganha vida graças as obras literárias de Gillian Flynn. O livro de mesmo nome, publicado no Brasil pela Intrínseca, apresenta ao leitor o talento da autora que já vendeu milhões de exemplares ao redor do mundo, demonstra sua capacidade de criar histórias instigantes, misteriosas, repletas de detalhes que se encaixam e se dispersam, nos confundem para criar um padrão amplo e complexo de uma trama capaz de tirar o fôlego de leitores apaixonados por um bom suspense. A adaptação conta com todo o suspense e mistério, marcas registradas da autora, além de um elenco de peso. Hoje venho compartilhar com vocês as reflexões e segredos deste filme!

Quando Libby Day era apenas uma criança com um futuro de possibilidades à sua frente, quando o mundo ainda não havia deixado sua marca e transformado a criança alegre em mulher isolada e perdida, a garota vivia feliz com suas duas irmãs, seu irmão mais velho e sua mãe na fazenda de seus avós. A mãe fazia o possível para manter a fazenda, garantir a educação das crianças e afastar o ex-marido sempre que este precisasse de dinheiro - o que não era um evento raro - ela também enfrentava as dificuldades e desafios de ser mãe solteira em uma cidade pequena. Porém, durante uma noite escura e sombria a vida da família irá mudar drasticamente.



No meio da noite alguém invade a casa e tira a vida de sua mãe e duas irmãs. A polícia acusa o irmão mais velho, o adolescente diferente, isolado e de poucos amigos, aquele que já vinha enfrentando problemas com fofocas e histórias mencionadas, repassadas e discutidas pela comunidade. O garoto não apresenta álibi, não é capaz de contar a verdade por trás dos acontecimentos e, apesar de não ter visto nada do que aconteceu na casa durante aquela noite, Libby auxilia na condenação do irmão.

Anos após a prisão de seu irmão, Libby vive por meio de uma poupança criada através de doações daqueles que sentiram-se tocados por sua tragédia, que quiseram, de uma forma ou de outra, garantir o futuro da garotinha. Ela, porém, se transforma em uma mulher isolada, com medo do mundo, sem realmente entender o que aconteceu no dia em que sua família lhe foi tirada. Sua história irá mudar quando uma proposta interessante e diferente será capaz de permitir que a mulher perdida, a garotinha sem família, a irmã amargurada, se direcione para o caminho da verdade, e, após anos, descubra os segredos escondidos, as peças capazes de explicar o que realmente aconteceu na noite em que sua família foi assassinada.

Lugares Escuros se desenvolve por meio de duas narrativas, uma localizada no passado da família Day, no momento temporal delimitado pelos eventos que direcionaram a família a sua própria tragédia. A segunda narrativa apresenta ao espectador o presente, a vida de Libby, seu modo de passar os dias, de se afastar do mundo e do passado, da mesma forma, irá apresentar sua busca por respostas.

Através dessa estratégia o filme irá, a todo momento, ir e voltar no tempo. Cada cena será composta por segredos, eventos que se conectam, detalhes perdidos no passado dos personagens, interligando assim as duas narrativas até que chegue o momento em que os detalhes precisem se cruzar e o filme apresente ao espectador o que realmente aconteceu, todos os segredos escondidos por anos, os olhos que se fecharam para nunca mais se abrir e os motivos pelos quais, durante uma noite terrível, todas as possibilidades se alinharam para que uma tragédia acontecesse. É possível dizer que a construção dos acontecimentos, a interligação de fatos capazes de auxiliarem o espectador na criação de teorias, não é nenhuma novidade para aqueles acostumados a histórias de suspense, para segredos escondidos debaixo de nossos próprios olhos, porém, não deixa de ser uma experiência interessante por trazer toques de drama a uma história repleta de suspense.

Ao mesmo tempo em que volta seu olhar para o suspense, para um mistério nunca desvendado, uma tragédia confusa e caótica, a obra é capaz de manter e equilibrar sua trama de maneira sensível, e por vezes sutil, com características de um bom drama. Aqui encontramos os traumas de uma criança que cresceu sem família, a forma que um irmão encontrou para proteger aqueles que ama, o modo como uma comunidade é capaz de julgar, condenar a vida de um inocente pelos motivos errados, por nunca ter aceitado ou conhecido quem era pessoa por trás das histórias. De maneira impecável, a trama cria um suspense com detalhes que, com outra roupagem, escritos pelas mãos de outras pessoas, talvez nunca chegasse ao ponto em que chegou. Com um olhar aguçado, o que poderia ser apenas mais um drama familiar, uma tragédia entre irmãos, transforma-se em um suspense intrincado capaz de prender o espectador do início ao fim.

Lugares Escuros é um suspense dramático, ou talvez seja um drama repleto de mistérios. É um filme instigante, adoravelmente bem montado, porém, não deixa de ser uma história conhecida por aqueles apaixonados pelo gênero. A experiência com o filme irá depender de cada espectador, mas a forma como este se apresenta, suas idas e vindas, seus segredos escondidos e todo seu drama com certeza irão agradar aqueles que buscam um bom mistério para resolver durante uma noite escura.

28 comentários

  1. Vou querer assistir, ainda não li nenhum livro da autora, mas adoro mistério e suspense então já fiquei curiosa. Achei estranho a personagem não saber o que aconteceu mais ajudou que condenassem o irmã, qual seria o motivo, pra mim uma pessoas estranha, diferente não quer dizer que é culpada, deve ser daqueles filmes que deixa a gente criando muitas teorias sobre o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje só consegui ler Garota Exemplar, mas confesso que tenho muita vontade de ler outras obras da autora, enquanto não consigo ler, vou assistindo os filmes, rsrsrs.
      Esse filme é muito bacana por mostrar como facilmente condenamos e os motivos por trás de ações e situações, espero que tenha a chance de conferir o filme !!!

      Excluir
  2. Ainda não li o livro, sempre tive vontade mas nunca surgiu a oportunidade! Bom saber da adaptação, quem sabe assim não animo a ler?
    Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje só consegui ler Garota Exemplar, mas isso após ter conferido o filme, rsrsrs, confesso que estragou um pouco da minha experiência, mas não poderia deixar de ler !!!
      Espero que tenha a chance de conferir esse filme, e que também consiga ler o livro, estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir
  3. Oi Izabel.
    Eu li o livro e até que gostei.
    Eu gosto desse estilo de narrativa, intercalando entre passado e presente.
    Parece que a adaptação cinematográfica ficou muito boa. Espero que eles tenham mantido a essência do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, sabe que até hoje só li Garota Exemplar ??? Quero muito conhecer outras obras da autora, mas ainda não tive a oportunidade ... :/
      Como você já leu o livro, com certeza terá uma visão diferente da adaptação, estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir
  4. Ainda não li nem um livro da autora Gillian Flynn, mas tenho muita curiosidade em ler algum livro dela, Lugares Escuros está em minha lista de leituras e algum tempo já, pelo trailer parece ser um ótimo filme, mas pretendo ler o livro antes de assistir o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre melhor ler primeiro o livro né ?! XD
      Estou aqui torcendo para que tenha a chance de conferir o livro, também quero muito realizar a leitura, mas ainda não tive a chance, rsrsrs

      Excluir
  5. Ainda não li esse livro da Gillia Flynn, mas conheço a escrita dela pelo livro A Garota Exemplar.
    Gostei muito da premissa da história. Gosto dessas mudanças e passagens no tempo, deixa o mistério mais mistério ainda e aguça a curiosidade pra saber o que realmente aconteceu.
    Não assisti ao filme, mas tenho vontade. Mesmo não sendo nada de novo, é um gênero que eu curto muito.
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheci a Gillian Flynn por conta de Garota Exemplar, mas infelizmente só fui ler o livro após ter assistido o filme, rsrsrs, estragou um pouco a experiência mas pude conhecer mais detalhes da trama !!!
      Com Lugares Escuros a história foi a mesma, assisti primeiro o filme, agora quando for ler o livro já vou conhecer grande parte da trama, rsrsrs, mas faz parte né ?!

      Excluir
  6. Izabel!
    Já li dois livros da autora, mas esse ainda não, embora já tenha aistido o filme e é um verdadeiro terror psicológico, adorei!
    Clhoe realmente ‘rouba a cena’, é bem expressiva e a personagem que interpreta foi fascinante.
    Muitos mistérios do passado a serem desvendados.
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme ficou ótimo né ?! Tenho que admitir que adoro a Chloe, sempre me surpreendo com as atuações dela, mesmo as mais "fraquinhas", rsrsrs

      Excluir
  7. A fã de um suspense psicológico fica como após ler essa resenha?
    Louca para assistir e ler!
    Tentarei me segurar, pois, gosto de ler o livro primeiramente.
    Acho que a Charlize Theron já vale o ingresso, o tempo... Tudo!
    Gosto muito de suspenses e dramas, apesar de ter ficado muito interessada, senti que o enredo não é algo totalmente novo, entende?
    Senti uma pitada daquela formula utilizada pelos autores do estilo em questão.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama realmente é um tanto quanto batida, alguns detalhes mais que outros. Os que estão acostumados a acompanhar histórias de suspense provavelmente não se surpreenderão com o desfecho, mas ainda assim vale conferir.
      Também prefiro ler primeiro o livro, mas nesse caso, assim como em Garota Exemplar, não tive como ler antes de assistir. Mesmo assim, ainda não desisti de conferir a obra !!! XD

      Excluir
  8. Oi Izabel,
    Já tive a experiência lendo uma obra da Gillian Flynn assim como, também, tive uma experiencia assistindo a adaptação de uma de suas obras e digo que autora sabe explorar todas as facetas do ser humano (sejam elas boas ou ruins) e retratar como cada ação deixa marcas, muitas vezes, irreversíveis. Lugares escuros arrasta o telespectador para dentro de uma trama onde nem tudo é o que parece. Libby vivenciou a pior tragédia que uma criança poderia vivenciar e tudo o que ela se torna na fase adulta são consequências do ocorrido. Agora o que pesa mesmo na história é o fato de que a única pessoa da família que sobrevive, além dela, e que deveria ser seu porto seguro é, também, o principal suspeito. A história, assim como, todas as outras da autora me chamou atenção e quero muito ler o livro e assistir ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a chance de conferir, tanto o filme quanto o livro. Adoro saber o que vocês acharam das dicas que compartilho por aqui !!!

      Excluir
  9. Oi, Izabel!!
    Não li esse livro da Gillian Flynn, mas assistir o filme que achei bem bacana e em nenhum momento descobrir ou adivinhei o que realmente aconteceu na noite que Libby perdeu a mãe e as suas duas irmãs e seu irmão foi acusado de matar todas elas. Sem dúvida o livro deve ser muito legal também!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal de suspenses é que cada um terá uma teoria né ?! Assim, no fim, alguns irão acertar em cheio e outros ficaram surpresos com o final. Como gosto bastante de obras do gênero, não me surpreendi e "adivinhei" alguns desfechos e aspectos da história, mas é claro que nem tudo eu fui capaz de descobrir, rsrsrs
      Gostei de saber que também já assistiu, adoro saber o que acharam !!!

      Excluir
  10. Eu acabei vendo este filme já tem um bom tempo, só não tive a oportunidade de conferir o livro(que já vi que é bem mais detalhado do que a adaptação).
    Achei o filme bem fraco, não conseguia me conectar a personagem vivida por Theron, era como vê-la e não a sentir no papel da moça perturbada por segredos e seu passado sombrio.
    Talvez ainda reveja em outro momento!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tive a oportunidade de conferir o livro, ainda, rsrsrs
      Quero muito conhecer mais obras da autora, mas por enquanto só tive a chance de conferir Garota Exemplar. :/

      Excluir
  11. Eu li o livro, e gostei bastante da trama, fiquei super envolvida.
    Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas ele parece ser realmente bom (não quanto ao livro claro)
    Pretendo assistir ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui pelo caminho contrário, rsrsrs, primeiro assisti o filme e agora preciso ler o livro !!! XD
      Estou muito curiosa para essa leitura !!!

      Excluir
  12. Ola!
    Eu gostei muito da história, uma premissa muito boa. Não tinha ideia sobre essa história e nem sabia que tinha livro, a forma de como aconteceu os fatos me deixou curiosa por descobrir esse mistério. Gostei bastante do enredo!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. Oi! Sempre tive curiosidade em ler o livro, mas acabo dando prioridades a outros. Se eu soubesse antes dessa adaptação, já teria pegado a obra para conhecer a história. Não sou muito fã de drama, mas me interessei pelo filme por conta dos mistérios envolvidos. Adoro histórias de assassinato em que, anos depois, os sobreviventes começam a desvendar tudo o que aconteceu. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou igual a ti Gabriela !!! Também tenho curiosidade de ler o livro, tanto que até agora ele está na minha lista, rsrsrs, mas sempre dou prioridade para outras obras ... :/
      Espero que tenha a chance de conferir o filme, estou curiosa para saber o que vai achar !!!

      Excluir