A Esperança: Parte I - Crítica

The Hunger Games: Mockingjay - Part 1

Lançamento: 19 de novembro 2014
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica

Esta semana fiz questão de resenhar do livro A Esperança, justamente para arrumar a casa para a chegada da parte um do filme. Assistimos o filme ontem, na primeira sessão, às 00:10 depois de comprar os ingressos com quase um mês de antecedência. A ansiedade era muita e agora vou falar para vocês por que valeu tanto a pena.

Gente, o que falar? Eu saí do cinema totalmente extasiada, o filme correspondeu grande parte das minhas expectativas! Como se eu fizesse parte da produção do filme, sai de lá com a sensação de dever cumprido. Ufa!

Mas antes, não poderia deixar de falar sobre todo o trabalho de marketing feito em cima do filme. A divulgação de A Esperança Parte I começou logo depois de Em Chamas ter chegado aos cinemas. Foram pequenos teasers, banners, propagandas da TV da Capital com os discursos do Presidente Snow em Juntos como um Só e União entre outros. Logo depois tivemos a invasão dos rebeldes no sistema da Capital dizendo que o Tordo estava vivo. Vou deixar aqui os sites criados exclusivamente para a Capital e para o Distrito 13, vale a pena conferir, principalmente deste primeiro, onde é retratado os interesses da Capital em tópicos detalhados.


Como vimos, a batalha Capital X Distrito 13 começou muito antes da estreia do trailer final, a estrutura em cima de todo este trabalho foi imensa e muito bem feita, outra prova disso são as imagens dos trabalhadores dos distritos, também disponíveis no site da Capital, os chamados Heróis dos Distritos. Vale de tudo para ganhar esta guerra, e tanto a Capital quanto o D13 lutam e usam o que podem, e nós fãs devotados que somos, fomos pouco a pouco preparados pelo que estava por vir. 

Mais perto da estreia, foi a vez da aparição do Tordo em diversos pontos turísticos ao redor do mundo. Perfeito não né?! Os produtores do filme acertaram em cheio e exploraram ao nível máximo toda a magia do mundo distópico que Suzanne imaginou, o que melhor fazer a não ser explorar a cabeça do público? colocando acontecimentos paralelos com nossa realidade, é como se os personagens estavam reclusos apenas esperando a nossa chegada para assistir ao filme.

O filme pode se resumir com uma palavra: intenso, do início ao fim. Realmente o filme não tem toda aquela adrenalina dos jogos nem as cenas seguidas de ação dos anteriores, o filme é puramente psicológico e o mais político de todos, é maduro, empolgante e cheio de tensão, fazendo jus ao livro. Com cenas memoráveis e tocantes, é violento e forte como deve ser.

Francis Lawrence mais uma vez nos surpreende, com todo o cuidado e atenção nos detalhes. A cena dos trabalhadores do Distrito 7 é umas das que não se encontram no livro, mas é implacável, assim como a parte em que os rebeldes invadem a represa cantando a música The Hanging Tree, cantado por Jennifer Lawrence, literalmente Katniss vira a voz e a cara da revolução, esta cena em particular, e toda sua sequência é de arrepiar. 


O elenco escolhido para A Esperança, foi sensacional, mesmo aqueles personagens que aparecem por 2 minutos no máximo como Robert Knepper, Elden Henson, Jena Malone e Sarita Choudhury, presenças ilustres e em suas atuações igualmente impecáveis. Sem contar no elenco regular, do qual poderia ficar falando horas de cada um aqui, mas prometo poupar vocês. A atuação de Jennifer Lawrence na minha opinião é a melhor dos três filmes, aqui sim, ela consegue passar todo o terror interno de sua personagem e como ela consegue e não lidar com tudo que acontece em sua volta, Jennifer literalmente é o rosto e alma de Katniss

Sei que prometi mas preciso ressaltar outras atuações como a de Elizabeth Banks, que mesmo não estando presente no livro, depois de sua atuação nos dois primeiros filmes provou que merecia estar presente no resto na franquia. O inesquecível Philip Seymour Hoffman também deve ser mencionado ele foi impecável com sua atuação, com certeza sentiremos sua falta no segundo filme.


A atuação de Sam Claflin fazendo as revelando dos segredos de Finnick é extremamente perturbadora. Para o resto do povo de Panem que ainda estava em cima do muro, o momento desmoraliza de uma vez por todas a Capital e a figura do Snow, prova de que o antigo sistema estava indo para o ralo, assim como o próprio Presidente que tenta disfarçar o odor de suas feridas com o aroma das rosas em sua lapela.

A trilha sonora apoiada por Lorde está fantástica, profunda e intensa, totalmente em sincronia com o enredo. Os efeitos especiais estão presentes e tão perfeitos que não notei nada de exagerado. Os visuais, mesmo no bunker do D13 são super interessantes, algo extremamente ousado para o filme, Francis em poucas tomadas conseguiu passar toda a grandiosidade oculta que o D13 tem.

E o final? eu já imaginava como ele seria, mas de jeito nenhum imaginei que seria tão intenso e traumático como foi, é um final forte e impactante, faz com que desejássemos logo pela continuação. O que no livro passa muito rápido, no filme temos uma sequência violenta bem explorada e de tirar o fôlego é totalmente aterrorizante e eu fiquei perplexa em minha poltrona. A atuação de Josh Hutcherson é impressionante, a maquiagem, o seu olhar, tudo nele conseguiu passar toda sua dor, desespero e sofrimento. 


Resumindo pessoal, Katniss nesta primeira parte é moldada como revolucionária, pouco a pouco. Quando os rebeldes enfim, com ajuda de Katniss que dá um rosto a revolução, resolvem desafiar a Capital, que durante tanto tempo explorou o povo, percebemos que a política é tão mortal quando os Jogos Vorazes. Ahh...para quem pretende ver o filme deixo a dica final, assistam todos os créditos, ao final somos presenteados com mais uma transformação do Tordo em chamas. De maneira sólida e super atraente, A esperança Parte 1 marca sua chegada nos cinemas mais uma vez como um fenômeno mundial quebrando recordes. Tenho certeza que Suzanne Collins não poderia estar mais satisfeita e orgulhosa de tudo que ela imaginou ganhando vida e forma de maneira tão fantástica de como está sendo. 

33 comentários

  1. Intenso do começo ao fim, concordo plenamente.
    Também fomos na pré estreia e, olha, valeu a pena. Estava com medo de me decepcionar no final, pois matutei bastante em que parte eles dividiriam os filmes, mas acabei gostando. Agora, pensando bem, a segunda parte será enorme, né? Pelo que lembro, ainda tem muita coisa pra contar. E isso é bom haha.
    SPOILER SPOILER* Melhor cena da vida: Peeta esganando Katniss. Melhor que a do livro e, pra mim, o começo de um Peeta muito mais interessante (apesar dos pesares) *SPOILER SPOILER
    Abraços ;)
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAVA TORCENDO PARA ESSA CENA APARECER NESSE FILME, AGORA QUE VOU VER SABAGAÇA <33333333333333

      Excluir
    2. Tipo, esta cena do Peeta é exatamente no meio do livro então ficará bem equilibrado em quesito de divisão, porém na segunda parte existe muito mais acontecimentos, e no livro ficou corrido, espero que no filme deem a devida atenção, se seguir a linha do primeiro eu vou amar com certeza!

      Excluir
    3. Indira, quem já leu o livro sabe que seria meio inevitável terminar nesta parte né?! hahaha é o ideal demais!

      Excluir
  2. Esses tordos em pontos turísticos foram geniais! A divulgação foi impecável, cá entre nós. Não pude ver no cine, mas estou suuuper ansiosa, vejo tanta gente falando sobre e fico empolgada e emocionada só de pensar nas cenas que descrevem. Pelo que andei lendo a trilha está mesmo incrível, e a atuação do Sam é linda mesmo, imagina quando eu assistir, mil forninhos vão cair, LKIJUDAHGTFGVSDB TuT
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  3. Joi !!! Aaa Joi, sua resenha ficou maravilhosa !!! Nem liguei para os spoilers, li tudo de cabo a rabo e ainda voltei em alguns trechos para reler !!! Já estou vendo que vou chorar muito nesse filme, vou sofrer como uma condenada, admito que tenho coração mole e sou chorona !!!
    Não vejo a hora de conferir o filme, vontade não falta !!!

    O que você falou sobre o marketing pesado do filme, foi realmente uma jogada de mestre !!! Imagine quanto trabalho, quanta gente talentosa não se reuniu pra criar tudo isso ?! É como se o mundo de Jogos Vorazes tivesse invadido o nosso mundo !!!
    E sobre a Lorde ser curadora da trilha sonora, fiquei tão feliz de saber que ela atendeu as expectativas !!! Acho ela muito talentosa e como uma pessoa que tem a trilha dos dois primeiros filmes eu definitivamente vou ter que comprar esta também !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel! eu só tenho elogios para este filme, correspondeu TODAS minhas expectativas ^^

      Excluir
  4. Só assisti o primeiro filme e li o primeiro livro, amei
    Mas estou segurando um pouco a continuação, para ler tudo com mais calma
    Amei a resenha

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn leia, tu vai amar Em Chamas e vai surtar em A Esperança!

      Excluir
  5. Invejinha ><
    Vou assistir sábado agora <3
    E pelo que li em sua resenha não vou me arrepender!
    Acho que na segunda parte vou chorar na morte da Prim :'(
    Esse ano os filmes estão lacradores!
    Beijos
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL

    Participe do nosso top comentarista. São 2 livros , kit de marcadores e 2 ganhadores .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bruna, mas posso te dar um conselho, não conte spoilers nos comentários, tem muita gente que não leu o ultimo livro ainda ^^ Beijos

      Excluir
  6. Ahaaaaa preciso ir urgentemente ao cinema!! Quero assistir esse filme!!!!!!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/codex-popul-vuh.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a divulgação foi esplêndida! Nem tava sabendo do tordo nesses lugares, adorei *-* E concordo, esse filme não tem muita ação, sendo assim mais puxado pro lado emocional, e isso fica bem claro na parte que ela canta, que também ficou ótimo e mexe pra caramba com a gente! Mas vou falar, apesar disso tudo, ainda prefiro Em Chamas. Acho que consegue nos proporcionar uma montanha russa de sentimentos na gente, mais do que em A Esperança.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Casados", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco é outro né Carol, acho uma comparação injusta ^^ Em Chamas também é meu preferido, mas A Esperança tem toda sua beleza e explicação de tudo! Sensacional

      Excluir
  8. Estou sem chão com o filme, não sei nem o que dizer, é incrível, o melhor de todos até o momento, estou no chão mesmo, principalmente com o final....
    Aqui fui um sucesso, assim como todos os outros lugares, adorei os sósias que teve aqui também haha

    Adorei a postagem

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu fui na estréia e amei o filme! Acho que você usou a palavra perfeita para descrevê-lo: intensa! E realmente, a cena do Sam Caflin contando os segredos do Snow foi muito pertubante!!
    Você disse outra coisa que é verdade, a divulgação desse filme foi imensa, e em minha opinião o resultado fez jus a todo marketing que foi feito. Além disso, achei que o filme foi bem fiel ao livro, teve algumas cenas extras que foram muito bem colocadas, achei essa mudança essencial para aumentar a dinâmica do filme e tornar os eventos mais abrangentes. E a trilha sonora? Genteeee, quase tive um treco de tanto que chorei! Amei a versão que deram para o poema da Collins!
    Adorei sua resenha!
    E obrigada pelo convite para vim conhecer o seu cantinho, ele está lindo! Parabéns pelo trabalho, já estou te seguindo para acompanhar tudo!
    Muito sucesso!
    Beijos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol fico muito feliz com a sua visita e volte mais vezes viu?!
      Beijos Joi

      Excluir
  10. CRAP!
    COMO EU PRECISO VER ESSE FILME!
    Segunda resenha que eu leio e minha convicção da profundidade psicológica e política que esse filme tem só aumenta. Mal posso esperar pra ver a Jennifer, ou Katniss, cantando The Hanging Tree! Me deu MUITA vontade de reler os livros até a hora de vê-lo <3

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melodia que deram para esta musica é sensacional e a sequencia dela no filme é de arrepiar!

      Excluir
  11. Oi, Joi! Tudo bom?
    Não fique brava comigo, mas não vou ler sobre o filme, pois quero guardar toda a emoção para a leitura. Não estou entre os fãs eufóricos, porque ainda não li nenhum dos livros e não gosto de assistir a uma adaptação sem ter a leitura concluída. Gostei das diversas imagens criadas para o filme e gostei também das que você trouxe de diversos momentos, já plantou a curiosidade em mim.
    Vou logo logo atrás dos livros e partir para os filmes!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe sua linda, tu faz o certo, eu tbm leio antes de assistir! AHhaha por isso que perdi Se Eu Ficar nos cinemas! Tu vai amar tenho certeza!

      Excluir
  12. Depois dessa sua resenha eu fiquei ainda mais louco para ver esse filme. Adoro essa série. Tenho certeza que vou me apaixonar por essa adaptação.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  13. Perfeitooooooo

    a melhor parte é a Jen cantando ... de arrepiar!!!

    http://www.everylittlebook.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu assisti aos dois primeiros filmes e gostei bastante. Como você disse, a expectativa criada diante desse último filme foi muito grande. A produtora merece os parabéns pelas ações de marketing que estão rolando nos últimos meses, pois isso deixa aquele expectativa. Não assisti Esperança ainda, mas estou morrendo de curiosidade para conhecer essa trama e todas as consequências que esse conflito de interesses vai gerar.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Joi,

    Ainda não assisti, mas estou super ansiosa.

    Beijinhos,

    Lia
    http://www.alivreiraletrada.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Cada dia fico mais e mais curiosa para ver esperança parte 1 *--* e vc ainda aumenta mais essa vontade kk.

    ResponderExcluir
  17. O filme foi ainda melhor do que eu esperava. No começo, achei que seria uma má ideia dividir o livro, já que a ação de A Esperança é concentrada basicamente do meio pro final do livro, então sempre ficava pensando ... hmmm, mas o que eles fariam com o primeiro ? Mas ficou ÓTIMO, sem dúvida o melhor até agora e não deixou a desejar em nada. Uma das melhores adaptações literárias até hoje. Mal posso esperar pelo último <33

    Bia
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Acredita que ainda não assisti? Pois é... Quase um mês desde a estréia e ainda estou com a curiosidade matando. Estou lendo apenas coisas positivas sobre o filme, o que aumenta ainda mais minha vontade de assistir logo.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir